02/03/2023
Manifesto da Sociedade Brasileira de QuÃmica
"Pela destinação adequada dos estoques de mercúrio existentes em áreas de garimpo ilegal desativadas pelas autoridades"
A grave crise sanitária e humanitária envolvendo os povos Ianomâmis tem diversas facetas, uma das quais é a contaminação por mercúrio metálico resultante de atividades de extração ilegal de ouro. A introdução indevida de mercúrio metálico no ambiente traz sérios problemas, levando à intoxicação de plantas, animais e da população, podendo inclusive comprometer futuras gerações.
Neste sentido, é bem-vindo o combate que vem sendo feito ao garimpo ilegal de ouro na reserva Ianomâmi e em outras áreas do paÃs. Contudo a desativação das atividades do garimpo deve levar em conta eventuais estoques de mercúrio metálico lá presentes.
Assim, a Sociedade Brasileira de QuÃmica, enquanto sociedade civil organizada, insta as autoridades envolvidas a, antes de desativarem acampamentos e inutilizarem equipamentos, façam cuidadosa vistoria à procura de tais estoques de mercúrio. Se encontrado, este mercúrio deve ser confiscado e removido para local seguro, para futura destinação adequada. Só assim se garante que a nefasta contaminação por este metal seja efetivamente debelada.
São Paulo, 23 de fevereiro de 2023.
|