02/03/2023
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Maria Elisabete Machado, professora e pesquisadora do Departamento de QuÃmica AnalÃtica da Universidade Federal da Bahia. Licenciada em QuÃmica. Mestre e Doutora pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou Pós-doutorado na UFRGS e na Università degli Studi di Messina. Desenvolve pesquisas na área de Separações (GC e GC×GC) e espectrometria de massas (qMS MS/MS, TOF). Suas pesquisas atuais estão focadas no desenvolvimento e validação de métodos analÃticos verdes para determinação de compostos orgânicos em matrizes petroquÃmicas e ambientais. É apaixonada pela pesquisa e pela docência.
|
Nome: Maria Elisabete Machado
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 5 anos
Onde faz ciência: Centro Interdisciplinar em Energia e Ambiente e Lepetro, na UFBA
Um(a) cientista: Marie Curie
Uma molécula/reação: dibenzotiofeno
Maior conquista na carreira até o momento: formar alunos em nÃvel de Pós-Graduação.
Maior desafio na carreira: iniciar a carreira em uma instituição diferente: encontrar espaço, estabelecer parcerias para ter condições de fazer pesquisa e orientar alunos.
Onde quer chegar: Formar bons profissionais e inspirar novas gerações.
O que não pode faltar no laboratório: ética, trabalho, responsabilidade, colaboração, curiosidade, criatividade e entusiasmo. Cromatógrafos, é claro.
Congressos que mais frequenta: ENQA e RASBQ
Nas horas vagas...: gosto de curtir minha casa, de ir à praia e de assistir filmes/séries sempre na companhia do meu marido e de um bom chimarrão. Também ando de bicicleta.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): O menino que descobriu o vento (William Kamkwamba)
Relação com a SBQ: sócia
Uma frase: Se as coisas são inatingÃveis... ora! Não é motivo para não querê-las... Que tristes os caminhos, se não fora a presença distante das estrelas! (Mario Quintana)
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|