.: Notícias :.
Boletim Eletrônico Nº 1539

DESTAQUES:


Siga o

da SBQ



Logotipo
Visite a QNInt





capaJBCS



capaQN



capaQnesc



capaRVQ


   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ



15/06/2023



SBQ volta a Águas de Lindoia em clima de otimismo e com grande presença de jovens


Mais de 1,3 mil pessoas estiveram presentes à 46ª Reunião Anual da SBQ, entre 28 e 31 de maio, em Águas de Lindoia. Norteado pelo tema "Química: ligando ciências e neutralizando desigualdades", o evento marcou o retorno da comunidade química a Águas de Lindoia depois de oito anos, local da maior parte das Reuniões Anuais.

O evento também foi marcado pelo otimismo de pesquisadores, docentes e estudantes com relação aos rumos da ciência no Brasil, a partir dos sinais emitidos pelo novo governo.

"De fato, o clima de alegria e esperança que notamos pelos corredores do local do evento não foram só sentidos por essa presidência, mas foi visto e ouvido em relatos de várias pessoas que nos reportaram que o ânimo geral era de entusiasmo e alívio por podermos estar reunidos discutindo ciência de qualidade, particularmente a ciência química e seus vários aspectos", afirma a professora Shirley Nakagaki (UFPR), presidente da SBQ. "Notamos particularmente um grande número de estudantes de iniciação científica apresentando trabalhos relevantes. Essa participação marcante dos jovens na categoria IC, além dos nossos jovens da categoria pós-graduação, nos deixa profundamente esperançosos e confiantes no futuro da Sociedade Brasileira de Química."

Na visão da presidente-sucessora, professora Rossimiram P. Freitas (UFMG), foi uma reunião incrível. "Era possível sentir no ar um clima de alegria que há muitos anos não víamos, um enorme sentimento de otimismo e esperança, de que o pior ficou para trás... Uma energia contagiante dos jovens que descobrem a SBQ e se apaixonam pela luta desse ser coletivo. Sinto-me extremamente orgulhosa por testemunhar tudo isso, sei que a SBQ tem bases muito fortes entre todas as gerações", declara.

A conferência de abertura foi proferida pela professora Maria Valnice Boldrin Zanoni, do Instituto de Química da Unesp/Araraquara, um dos nomes fundamentais na eletroanalítica e na fotoeletroquímica no Brasil. Com 36 anos de docência, ela falou sobre seu trabalho com a identificação e o tratamento de contaminantes emergentes, e sobre suas pesquisas atuais sobre os processos de fotossíntese artificiais como fontes geradoras de energia. (Atenção: semana que vem veicularemos SBQast Especial com a íntegra da Conferência de Abertura.)

Dos participantes, 74% eram associados à SBQ e 26% não – em grande parte participantes do PIBIC que puderam vir à RASBQ financiados em alguns casos pelas suas instituições. Um deles é Aaron Mews, licenciando em Química pela UDESC, que apresentou o pôster ligado a seu projeto de IC "Nanopartículas metálicas para utilização em catálise e fotodegradação de corantes", na categoria de Inorgânica. Foi sua primeira RASBQ, depois de ter participado da SBQ Sul em Ponta Grossa, no ano passado. "Achei incrível a possibilidade que a RASBQ oferece de fazermos contatos com outros cientistas e de expormos nossos trabalhos", conta. "Pude perceber que a SBQ realmente abraça o cientista, e pretendo me associar no futuro."

Mews tomou a decisão de seguir na academia em busca de um mestrado e um doutorado depois de iniciada a IC. "Quando a gente toma contato com a pesquisa vê que pode fazer mais, e isso é transformador."

Uma das cientistas que Mews abordou durante os intervalos das sessões foi a presidente da Royal Society of Chemistry, Gill Reid, que veio ao Brasil para renovar o acordo de cooperação entre as duas Sociedades. Ela recebeu o jovem licenciando no estande da RSC e, a despeito das dificuldades com a língua, conversou por cerca de 20 minutos sobre a pesquisa de Mews e oportunidades para sócios da SBQ junto à RSC.

"O entusiasmo dos jovens brasileiros impressiona. Acho que esse tipo de convivência em um evento como a RASBQ é muito importante como um incentivo para que eles sigam superando desafios", observa Reid. Em sua visão, o prêmio conferido pela RSC e o Comitê Jovens Pesquisadores-SBQ representa essa preocupação com o futuro. "Precisamos não apenas motivar, mas reconhecer e premiar." (Fique atento: em breve veicularemos SBQast com os premiados RSC-JP-SBQ).

JP-SBQ

Com a responsabilidade de organizar iniciativas voltadas - não exclusivamente, mas - especialmente para graduandos, pós-graduandos, pós-docs e docentes em início de carreira, o Comitê JP-SBQ realizou três eventos na RASBQ: um workshop para discutir e exercitar a escrita de projetos a serem submetidos a editais de diversas agências de fomento; uma sessão temática sobre as desigualdades regionais, visando reconhecer o problema e debater possíveis soluções, além da primeira assembleia de Jovens Pesquisadores da SBQ, para apresentar o comitê e suas ações, e estreitar o diálogo com os jovens associados à sociedade. "Foi muito gratificante ver a sala cheia em nossas atividades, e constatar o engajamento cada vez maior dos jovens na SBQ", aponta Eduarda Moreira, pós-doc no Laboratório de Produtos Naturais na UFSCar, coordenadora do Comitê JP-SBQ

DEQ

O evento marcou também o 35º aniversário da Divisão de Ensino de Química, a primeira divisão científica da SBQ, criada em 1988 pelas professoras Roseli Schnetzler e Maria Eunice Marcondes. As pesquisadoras estiveram presentes para receberem o primeiro prêmio de Ensino de Química da SBQ, que ganhou o nome delas: "Prêmio Roseli Schnetzler e Maria Eunice Marcondes de Ensino de Química".

"Este prêmio que carrega o nome de duas mulheres inspiradoras e fundamentais na área de Ensino de Química é um marco para a nossa divisão, e vem para valorizar o trabalho realizado ao longo dessas décadas", afirma a professora Camila Silveira da Silva (UFPR), vice-diretora da DEQ. O professor Bruno Silva Leite (UFRPE), diretor da DEQ, ressalta o protagonismo da divisão nas questões de ensino, aprendizagem, formação de docentes e pesquisa. "As professoras Roseli e Maria Eunice foram pioneiras e fizeram história na área de ensino de química, e sua presença na 46ª RASBQ foi um fato marcante." (Ouça aqui SBQast especial com o discurso das professoras no Workshop da DEQ)

PROFQUI

O PROFQUI, Mestrado Profissional em Química, implementado e coordenado pela SBQ, foi, pela primeira vez, tema de Workshop no primeiro dia da RASBQ. O programa, voltado para professores de Química da Educação Básica, está completando sete anos de existência, proporcionando formação continuada, qualificada e atualizada em Química. Atualmente, o programa é responsável pela formação de 373 mestres nas suas 18 Instituições associadas distribuídas pelo Brasil, impactando na carreira destes docentes através de melhorias na prática pedagógica e aprofundamento de conhecimento químico.

A professora Bárbara Vasconcellos da Silva (UFRJ), coordenadora do PROFQUI considera que o primeiro workshop foi um marco, com um saldo extremamente positivo, e deve ser repetido ano que vem. "Assistir às apresentações dos trabalhos dos discentes pela manhã nos mostrou a alta qualidade dos projetos de dissertação desenvolvidos pelos mestrandos e seus orientadores. A mesa redonda na parte da tarde nos trouxe sérias e profundas reflexões a respeito da identidade do programa em rede, sendo possível debater com os presentes a respeito do nosso futuro e público-alvo", salienta.

Núcleo Mulheres-SBQ

Durante a 46° RASBQ, o Núcleo Mulheres SBQ (NMSBQ) participou do Workshop "Integração das secretarias regionais da SBQ", aproximando os comitês que representam a entidade SBQ com os trabalhos desenvolvidos pelo NMSQB. "Também organizamos o simpósio Populações femininas desassistidas: diagnóstico, ações reparadoras e inspirações, que trouxe para além do diagnóstico, direcionamentos de ações contundentes e inspirações com ampla perspectiva na carreira das pesquisadoras, que configuram uma aproximação da equidade de gêneros na Química e ciências afins", destaca a professora Denise Brentan (UFMS), uma das coordenadoras do NMSBQ.

O Espaço Família, inciativa do NMSBQ para acolher crianças, mesmo aquelas que não estavam hospedadas no hotel sede do evento, foi amplamente usado e elogiado. A professora Sabrina Baptista Ferreira (UFRJ), mãe e palestrante na 46ª RASBQ dá o seu depoimento:

"Foi de extrema importância ter a recreação disponível durante o horário das atividades do evento da SBQ, inclusive durante o horário dos pôsteres. Essa ação permitiu que eu, e tenho certeza de que outros pesquisadores pais e mães, pudessem participar plenamente das atividades do evento. Essa ação sem dúvida foi positiva também foi positiva para Valentina, minha filha de 4 anos. Desde de minha iniciação científica participar das reuniões anuais da SBQ sempre fez parte de minha vida de pesquisadora tendo importância central na divulgação de conhecimento, aprendizado e no estabelecimento de colaborações. Que o esforço do Núcleo Mulheres em conjunto com a organização no acolhimento para mãe e pais nos eventos da SBQ seja um exemplo para muitos outros eventos científicos."

Homenageados na 46ª RASBQ:

Medalha Simão Mathias
Maria Valnice Boldrin Zanoni, (IQAr-UNESP)
Luiz Henrique Catalani, (IQUSP)
Maria das Graças A. Korn, (UFBA)
Roberto de Barros Faria, (UFRJ)

Medalha JBCS
Solange Cadore, (UNICAMP)

Prêmio Química Nova Para Jovens Autores
Caio Henrique Pinke Rodrigues, (FFCL/USP/RP)

Prêmio Revista Virtual de Química
Ricardo Soares, (Instituto Estadual do Ambiente – INEA e Coordenadoria de Acompanhamento dos Instrumentos de Licenciamento Ambiental - CILAM)

Prêmio QNInt "Jailson Bittencourt de Andrade"
Antônio Carlos Pavão, (UFPE)

Prêmio PubliSBQ "Angelo da Cunha Pinto"
Editora Átomo e Alínea Campinas

Prêmio SBQ de Inovação "Fernando Galembeck"
Wendell Karlos Tomazelli Coltro, (UFG)

Prêmio RSC-JPSBQ
Categoria 1
Caio Machado Fernandes, (UFF)

Categoria 2
Rayane Cristian Ferreira Silva, (UFMG)

Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani
Glaura Goulart Silva, (UFMG)

Prêmio Oswaldo Luiz Alves
Ildeu de Castro Moreira, (UFRJ)

Prêmio "Hans Viertler"
Elisama Vieira dos Santos, (UFRN)


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)








Contador de visitas
Visitas

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299