29/06/2023
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Laís Araújo Souza, professora e pesquisadora do Departamento de Química Fundamental da Universidade Federal de Pernambuco. Doutora em Química com distinção pela UFBA (2019) e com período sanduíche (2017) na Universitat de Les Illes Balears. Pós-Doutora pelo Centro Interdisciplinar de Energia e Ambiente (2019-2022). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Química da UFPE e coordenadora do Laboratório de Química Analítica e Análise de Traço (LABQA2T). Tem experiência na Área de Química Analítica, com ênfase em Química Ambiental, Análise de Traço e Oceanografia Química, atuando principalmente em técnicas espectrométricas, preparo de amostras, bioacessibilidade in vitro e contaminação por microplásticos.
|
Nome: Laís Araújo Souza
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 9 meses (Desde setembro de 2022)
Onde faz ciência: LABQA2T (Laboratório de Química Analítica e Análise de Traço) – Departamento de Química Fundamental - Universidade Federal de Pernambuco
Um(a) cientista: Marie Curie
Uma molécula/reação: ρ-(dimetilamino) benzaldeído
Maior conquista na carreira até o momento: Publicações de alto impacto: Environmental Science & Technology (11.357) e Science of the Total Environment (10.753)
Maior desafio na carreira: Iniciar a pesquisa em laboratório sem financiamento e em outra instituição que não a de origem.
Onde quer chegar: Formação de recursos humanos de qualidade e contribuir para uma sociedade mais crítica e com senso científico.
O que não pode faltar no laboratório: Força, determinação e persistência: qualidades que conduzem ao sucesso!
Congresso que mais frequenta: Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA)
Nas horas vagas...: Leio livros, assisto filmes e séries, faço natação, pilates e crossfit, amo ir à praia.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): “Rápido e devagar: duas formas de pensar” e “As coisas que você só vê quando desacelera”.
Relação com a SBQ: Sócia da SBQ e membro da Divisão de Química Analítica e de Bebidas e Alimentos.
Uma frase: “Não espere motivação, crie hábitos”.
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|