03/08/2023
Livro Aqui tem Química!
|
Editores:
Luana da Silva Magalhães Forezi
Fernando de Carvalho da Silva
Vitor Francisco da Silva
PREFÁCIO
Cientistas são bons contadores de histórias. Afinal, transmitir a informação científica para outros pesquisadores demanda a habilidade de saber explicar como os fatos encadeados resultam na observação de um fenômeno, e esse modo de contar história é comum a todo Cientista. Aqui tem anos de experiência em pesquisa!
Escrever sobre ciências para o público em geral, não cientistas, e mesmo para especialistas de outras áreas do conhecimento, requer uma habilidade comunicativa muito mais desafiadora. Elaborar um livro que cative o leitor com essas histórias é prova de fogo, requer sabedoria. Aqui tem a singular habilidade em divulgação científica!
Agora, imaginem um grupo de Químicos se debruçar sobre o nosso cotidiano, nosso mesmo, o humano comum, o povo que vai ao supermercado, que cozinha, sente e se delicia com os cheiros e sabores dos temperos e condimentos naturais e sintéticos, que percebe a variedade de cores vibrantes dos alimentos, que limpa a casa com produtos de limpeza, que protege seu carro com cera no final de semana, que escolhe o sabonete com o cheiro da essência natural que mais lhe agrada ou se perfuma para a pessoa amada. Aqui tem Química!
Quando li pela primeira vez os textos que deram origem a esse livro tive um choque de sensações que só pude adjetivar o conjunto da obra de uma única forma - como é bom ler um texto bom! Como única exigência, demanda que tenhamos a mínima habilidade para ler estruturas químicas, mas se este conhecimento ainda estiver em construção, o texto e as ricas e divertidas ilustrações são tão harmonicamente encadeados que somos recompensados com a elegância das informações aí postas.
Imensas são as dificuldades de viver sem saber ciências! Não me refiro a saber ciências como os cientistas sabem, falo da pessoa que compra pão todo dia e que anda de ônibus, e da classe média que consome outros itens sem noção da ciência aportada nesses objetos de desejo. A falta de educação científica é uma grande falha da educação brasileira. Livros como este, de cientistas que procuram sanar a ausência de livros que dialoguem com o cidadão comum e eleitor, são itens de primeira necessidade da nossa cesta básica de cidadania. Os tempos atuais nos provam isso.
Transladar a Química do mundo da academia para o mundo que habitamos é uma ousada iniciativa civilizatória. O leitor sairá transformado, como tem que ser quando compreendemos mais um pouco o nosso entorno e, com olhar revigorado, nunca mais verá o seu viver sem a ciência, sabendo agora que aqui tem Química!
Silvio do Desterro Cunha
Professor Titular de Química Orgânica
Universidade Federal da Bahia
|