10/08/2023
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Carla Dalmolin, professora e pesquisadora do Departamento de QuÃmica da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Bacharel em QuÃmica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em FÃsico-QuÃmica pela Universidade de São Paulo, no IQSC, e Doutora em Ciências (FÃsico-QuÃmica) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em QuÃmica Aplicada, da UDESC (2022-2024). Atua nos seguintes temas: aplicações tecnológicas de polÃmeros condutores e aplicações do plasma para funcionalização de eletrodos.
|
Nome: Carla Dalmolin
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 10 anos
Onde faz ciência: Núcleo Interdisciplinar de PolÃmeros (NIPol) e Laboratório de Plasma, Filmes e SuperfÃcies (LabPlasma), ambos no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) – UDESC.
Um(a) cientista: HeloÃsa Mano
Uma molécula/reação: Polianilina
Maior conquista na carreira até o momento: Ter participado do grupo que criou o Mestrado em QuÃmica Aplicada da UDESC e continuar contribuindo para o crescimento do programa.
Maior desafio na carreira: Contribuir para o crescimento do Departamento de QuÃmica - UDESC
Onde quer chegar: Ver dispositivos eletrônicos derivados de estudos realizados no NIPol e no LabPlasma serem comercializados e contribuindo para o crescimento da sociedade.
O que não pode faltar no laboratório: Criatividade
Congresso que mais frequenta: CBPol – Congresso Brasileiro de PolÃmeros
Nas horas vagas...: Mimar meus gatos
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Alice no PaÃs do Quantum
Relação com a SBQ: Respeito e admiração pelo trabalho da SBQ para o desenvolvimento da QuÃmica no Brasil
Uma frase: “Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” Paulo Freire
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|