28/09/2023
Tabelas Periódicas da SBQ, versão 2023, disponÃveis
|
Tabela digital
A partir de hoje, a versão 2023 da Tabela Periódica dos Elementos está disponÃvel para download. Lançada pela SBQ, em novembro de 2019, como parte das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos QuÃmicos – IYTP 2019, a Tabela Periódica dos Elementos sofre agora a sua segunda atualização de pesos atômicos padrão (Ar), tendo por base o que foi aprovado pela IUPAC em 2021 e adotando-se diretamente os seus valores abreviados. Os pesos atômicos padrão abreviados são valores de Ar apresentados com cinco algarismos significativos, a menos que tal precisão não possa ser atingida devido à variabilidade de composição isotópica em materiais normais ou devido à s limitações da capacidade de medida. A cada valor é atribuÃda uma medida simplificada de confiabilidade na forma de um valor +/– conservador no(s) último(s) dÃgito(s), indicado entre parênteses sempre que diferente de 1; por exemplo, 63,546(3), para o cobre, 39,95(16), para o argônio, ou simplesmente 9,0122, para o berÃlio. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no sÃtio da Comissão sobre Abundâncias Isotópicas e Pesos Atômicos da IUPAC – CIAAW/IUPAC https://www.ciaaw.org.
Nessa tabela periódica são disponibilizados os seguintes dados sobre os 118 elementos quÃmicos oficialmente reconhecidos pela IUPAC – União Internacional de QuÃmica Pura e Aplicada: número atômico, nome, sÃmbolo e, se pertinente, peso atômico padrão abreviado (valor único, para elemento cujo peso atômico padrão é expresso como um intervalo). Na tabela também está indicado o estado fÃsico da substância simples mais estável do elemento ou se este é um elemento sintético. Nesta versão 2023 da tabela, os seguintes elementos tiveram atualizações em seus pesos atômicos: H, Li, B, C, Mg, S, Ar, Br, Pt, Pb e Yb.
A Tabela Periódica dos Elementos é disponibilizada gratuitamente, em formato pdf de alta resolução, de modo que qualquer interessado possa imprimi-la com qualidade no tamanho que desejar, mas com o compromisso de não alterar em nada o seu conteúdo.
Link para download da Tabela Periódica dos Elementos
Tabela impressa (tamanho de mesa)
Esta tabela laminada (largura de 31,3 cm e altura de 21,5 cm), impressa em frente e verso, é intitulada Classificação Periódica dos Elementos e foi disponibilizada pela SBQ pela primeira vez em 1995 [Chagas]. Neste caso, também foi feita uma atualização de pesos atômicos padrão, tendo por base o que foi aprovado pela IUPAC em 2021 e adotando-se diretamente os seus valores abreviados, como explicado acima. Para elementos que carecem de isótopos com uma distribuição isotópica caracterÃstica em amostras terrestres naturais, foi feita uma atualização do peso atômico padrão do isótopo mais estável, tendo por base dados de 2020 disponÃveis no sÃtio da CIAAW/IUPAC. Além disso, na tabela de prefixos SI foram incluÃdos os novos prefixos aprovados pela Conferência Geral de Pesos e Medidas em novembro de 2022:
Múltiplo |
Prefixo |
SÃmbolo |
Múltiplo |
Prefixo |
SÃmbolo |
1027 |
ronna |
R |
10–27 |
ronto |
r |
1030 |
quetta |
Q |
10–30 |
quecto |
q |
A Classificação Periódica dos Elementos inclui um número bem maior de dados sobre os 118 elementos quÃmicos oficialmente reconhecidos pela IUPAC, além de outras informações úteis, como descrito a seguir.
Frente – Para cada elemento: número atômico, nome, sÃmbolo, configuração eletrônica fundamental, estados de oxidação mais comuns nos compostos, estado fÃsico da substância simples mais estável (se pertinente), peso atômico padrão abreviado (valor único, para elemento cujo peso atômico padrão é expresso como um intervalo) ou peso atômico padrão para o isótopo mais estável, para elemento que carece de isótopos com uma distribuição isotópica caracterÃstica em amostras terrestres naturais. Adicionalmente, uma tabela de grandezas e unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) e uma tabela dos prefixos SI. Nesta versão 2023 da tabela, os seguintes elementos tiveram atualizações em seus pesos atômicos: H, Li, B, C, Mg, S, Ar, Br, Tc, Yb, Pt, Pb, Bi, Th, Pa, U, Sg, Hs, Mt, Ds, Fl, Mc e Lv.
Verso – Para cada elemento: número atômico, sÃmbolo, estado fÃsico da substância simples mais estável, raio atômico, raio de van der Waals, primeira energia de ionização, abundância na crosta terrestre, eletronegatividade (Pauling), raio covalente, densidade a 293 K e raio iônico com carga do Ãon e seu número de coordenação (quando diferente de 6). Adicionalmente, uma tabela de constantes fÃsicas fundamentais e uma tabela de unidades não pertencentes ao SI.
Link para saber como adquirir exemplares da Classificação Periódica dos Elementos
Com a disponibilização da Tabela Periódica dos Elementos para download e da Classificação Periódica dos Elementos para aquisição a um custo módico, a SBQ presta um serviço à sociedade brasileira, atendendo, em especial, um anseio de alunos e professores por tabelas periódicas com informações atuais e confiáveis.
Referência:
Chagas, A. E. "A 'Classificação Periódica dos Elementos' da SBQ: Algumas explicações". QuÃmica Nova, 1995, 18, 398.
Fonte: Romeu C. Rocha Filho (Conselheiro Consultivo da SBQ)
|