05/10/2023
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de QuÃmica
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Fabiany Cruz Gonzaga, professora e pesquisadora do Departamento Ciências Exatas e Naturais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e empreendedora de base tecnológica. Mãe de Humberto e Arthur, é técnica em Análise QuÃmica pelo Instituto Federal da Bahia (2005), possui graduação em QuÃmica pela Universidade Federal da Bahia (2010), Mestrado em GeoquÃmica: Petróleo e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia (2013) e Doutorado em QuÃmica pela Universidade Federal da Bahia (2018). Atuou numa industrial multinacional por 3 anos. Sua trajetória a moldou com olhares para a indústria e academia que se refletem na atuação focada em gerar produtos inovadores que cheguem a ser comercializados na sociedade.
|
Nome: Fabiany Cruz Gonzaga
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 7 anos
Onde faz ciência: Grupo de Pesquisa e Inovação em QuÃmica/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- Campus Itapetinga
Um(a) cientista: Marie Curie
Uma molécula/reação: Catalisador alpha-alumina/Pd (Patente solicitada resultado do doutorado)
Maior conquista na carreira até o momento: Condecoração pelo Conselho Regional de QuÃmica VIIª pelas contribuições na área- Setembro de 2023
Maior desafio na carreira: EquilÃbrio entre as demandas pessoais, familiares e profissionais.
Onde quer chegar: Produzir pesquisas que gerem inovações para sociedade e cheguem a mesma trazendo oportunidade de saúde, bem estar e renda.
O que não pode faltar no laboratório: Olhar para a demanda da sociedade
Congresso que mais frequenta: Congresso Brasileiro de QuÃmica
Nas horas vagas...: Assisto filme com as crianças.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): 21 lições para o século 21, Yuval Noah Harari.
Relação com a SBQ: Me orgulho de fazer parte por busca valorizar as contribuições da quÃmica para o paÃs e o mundo.
Uma frase: A vida é um grande mar de oportunidades, cabe-nos está nela com olhares atentos para identificá-las e realizá-las.
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|