11/04/2024
Nota de Falecimento Prof. Eliezer Jesus de Lacerda Barreira
|
23/05/1947 – 08/04/2024
|
Lamentamos profundamente o falecimento do Prof. Eliezer J. Barreiro, ex-presidente da Sociedade Brasileira de QuÃmica, uma figura proeminente e respeitada no campo farmacêutico, reconhecida internacionalmente por sua vasta contribuição cientÃfica. Tive o privilégio de conhecer o Prof. Eliezer em 1978, quando ele ministrava a disciplina de estereoquÃmica. Desde então, passei a admirá-lo por sua incrÃvel dedicação ao trabalho. Ele não apenas era um grande amigo, mas também meu mentor e referência. Sempre recorri a ele em busca de orientações sobre como conduzir a SBQ.
O Prof. Eliezer nasceu no Rio de Janeiro em maio de 1947 e graduou-se em Farmácia em 1970 pela UFRJ, onde também obteve seu mestrado em 1973 no IPPN da UFRJ. Prosseguindo seus estudos, doutorou-se em 1978, obtendo o tÃtulo de Docteur ès Sciences d'État pela Université Scientifique et Médicale de Grenoble, França. Ele foi Professor Titular e Emérito, deixando uma marca indelével em sua carreira acadêmica.
Sua vasta produção cientÃfica inclui a autoria ou coautoria de aproximadamente 383 artigos cientÃficos em revistas indexadas, 17 capÃtulos e 6 livros publicados. Suas obras, como as três versões do livro "QuÃmica Medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos", tornaram-se referências fundamentais na bibliografia dos farmacêuticos no Brasil. Ele também foi o criador da estrutura cientÃfica dos "Fundamentos de QuÃmica Farmacêutica Medicinal".
Como orientador/coorientador, contribuiu significativamente para a formação acadêmica, supervisionando 69 dissertações de mestrado e 42 teses de doutorado, além de 25 trabalhos de pós-doutorado e Iniciação CientÃfica. Sua mente inovadora sempre vislumbrou o conhecimento cientÃfico como base fundamental para o desenvolvimento cientÃfico e tecnológico do Brasil. Ele patenteou 24 inovações no INPI (BR).
O Prof. Eliezer recebeu diversas honrarias ao longo de sua carreira, incluindo a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito CientÃfico da Presidência da República do Brasil (2010), tornou-se Membro Associado Estrangeiro da Real Academia de Farmácia de Castilla y Leon da Espanha (2013) e foi agraciado com a Comenda do Mérito Farmacêutico do Estado de Pernambuco (CRF-PE) em 2010, entre muitos outros prêmios prestigiosos.
Seu legado vai além das premiações, estendendo-se ao compromisso com a educação e o avanço da ciência no Brasil. Fundou o Laboratório de Avaliação e SÃntese de Substâncias Bioativas (LASSBio), a Escola de Verão em QuÃmica Farmacêutica Medicinal e foi o Coordenador CientÃfico do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Fármacos e Medicamentos (INCT-INOFAR).
O Prof. Eliezer J. Barreiro será lembrado não apenas por suas realizações cientÃficas excepcionais, mas também por sua generosidade em compartilhar conhecimento e inspirar gerações de pesquisadores. Sua contribuição para as ciências quÃmica e farmacêutica e para o desenvolvimento da pesquisa no Brasil é um legado que continuará a influenciar e motivar futuras gerações de cientistas.
Rio de Janeiro, 08 de abril de 2024.
Vitor Francisco Ferreira
Universidade Federal Fluminense
|