DESTAQUE
Lançamento do livro "Artífices do Sonho" no Departamento de Química da UFMG celebrando a Semana do Químico
|
Em concorrida cerimônia no dia 21 de junho, no Auditório Aluísio Pimenta, no Departamento de Química da UFMG, foi lançado o livro Artífices do Sonho: 80 Anos do Curso de Química da UFMG. Durante o evento, houve uma sessão de autógrafos com os autores. Além de muitos professores e servidores técnico-administrativos de várias gerações, estiveram presentes autoridades da administração universitária. Um dos destaques foi a presença do professor José Israel Vargas, biografado no livro. Formado na turma de 1952, o professor Vargas teve um papel central no desenvolvimento da ciência no Brasil, além de uma forte participação no exterior. Entre os muitos cargos que ocupou, foi Ministro de Ciência e Tecnologia e Embaixador do Brasil na Unesco.
A obra é composta por vinte capítulos e conta com a colaboração de docentes, com depoimentos daqueles que passaram pelo Departamento de Química em diferentes épocas e circunstâncias. Os textos variam em estilo literário, incluindo biografia/autobiografia e crônica, com elementos históricos, abrangendo desde a gênese do curso de Química da UFMG, iniciado em 1943, até os tempos atuais.
Segundo o professor Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, organizador do trabalho, "Este livro é dedicado a todos os docentes, estudantes e funcionários técnico-administrativos que, ao longo de oito décadas, contribuíram para a construção do Departamento de Química da UFMG e aos que seguem acreditando no sonho de, progressivamente, consolidá-lo como Centro de Excelência em Química em Minas Gerais".
A reitora da UFMG, Sandra Goulart Almeida, que faz a apresentação do livro, relembra a poeta mineira Adélia Prado, que diz: "O que a memória ama fica eterno". Ao organizar este livro que captura e celebra a história, as conquistas e as tradições do departamento, o Prof. Luiz não só preserva essas memórias para futuras gerações, mas também promove uma compreensão mais profunda e empática das experiências compartilhadas, fortalecendo a identidade e o orgulho coletivo de todos os que fazem parte dessa comunidade.
O livro foi prefaciado pela professora Rossimiriam Pereira de Freitas, que preside a Sociedade Brasileira de Química. Segundo Rossimiriam, "Impossível não se emocionar em vários trechos, sorrir de forma imoderada em outros, admirar genuinamente as histórias e os fios que se entrelaçaram nesse caminhar em busca do melhor. Embora discorra sobre técnicas e métricas, é um livro essencialmente humano e traz grandes reflexos de alma. São histórias envolventes e extraordinárias, um trabalho belíssimo de composição de uma obra em permanente evolução".
|
|
|
No último dia 24 de maio, o livro também foi lançado na 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, realizada em Águas de Lindóia, no estado de São Paulo.
O organizador é sócio efetivo da SBQ, pesquisador do CNPq e membro do CA de Química. Vários dos autores foram ou são sócios efetivos da SBQ, pesquisadores do CNPq, como o professor Carlos Alberto Filgueiras, que foi presidente da SBQ no período 1990-1992, membro do primeiro CA de Química e é Pesquisador Emérito do CNPq.
Fonte: Lúcia Pinheiro Santos Pimenta – UFMG
|