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Boletim Eletrônico Nº 1611 - 11/07/2024




DESTAQUE

PROFQUI amplia parcerias e prepara relatório quadrienal


Em uma escola pública em Jequié na Bahia, 31 estudantes entre 15 e 19 anos, construíram um biodigestor para estudar as propriedades do metano. A ideia surgiu durante o mestrado profissional em química (PROFQUI) de Jeames Oliveira Gomes, e consolidou-se como um dos recursos educacionais desenvolvidos no âmbito do PROFQUI.

"A hipótese inicial é que a construção e o uso do biodigestor permita o desenvolvimento de atividades atrativas e contextualizadas no ensino de Química, além de ser um material de fácil aquisição, tornando possível a obtenção do biogás (gás metano) e o biofertilizante em determinado tempo", escreveu o mestrando em sua dissertação.

  Michelle Jakeline da Cunha Rezende (UFRJ), coordenadora nacional do PROFQUI: "Trabalhamos para que nossos mestrandos se preocupem com a qualidade dos recursos educacionais, e que estes recursos não fiquem limitados à esfera local – que sejam replicados em escolas de todo o País."

Jeames é um entre mais de 450 professores do ensino médio que se titularam mestres em Química nos últimos anos pelo PROFQUI. O programa de pós-graduação stricto sensu, criado em 2017, tem o objetivo de proporcionar formação continuada, qualificada e atualizada em Química para professores do ensino básico. E assim, impactar positivamente no ensino de Química em todo o país. O PROFQUI foi criado no âmbito do Programa de Mestrado Profissional para Professores da Educação Básica (ProEB)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é coordenado pelo Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com a cogestão da SBQ. Atualmente é composto por 22 instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil.

"Todas as nossas ações são pensadas para uma formação de qualidade dos nossos mestrandos, e que esteja refletida na qualidade dos recursos educacionais desenvolvidos, como esse do biodigestor em Jequié", afirma a professora Michelle Jakeline da Cunha Rezende (UFRJ), coordenadora nacional do Programa.

Este ano 575 professores de química do ensino básico estão cursando o PROFQUI, e todos os anos, novos recursos educacionais, como a metodologia do ensino ancorado no biodigestor são aprovados e incorporados à prática pedagógica. "Trabalhamos para que nossos mestrandos se preocupem com a qualidade desses recursos, boa formatação, rigor pedagógico, rigor conceitual químico, para que sejam reconhecidos como de excelente qualidade, que as pessoas olhem e digam: é um material confiável, é um material bem-feito. E sobretudo, que não fiquem limitados à esfera local – que sejam replicados em escolas de todo o País", enfatiza a coordenadora do Programa.

São várias as atividades que fazem parte do dia-a-dia da gestão do PROFQUI.

Bienalmente é realizado o Simpósio Nacional do PROFQUI (SIMPROFQUI), evento em que são apresentados os recursos educacionais produzidos e discutidos temas relacionados ao ensino de química. "O SIMPROFQUI é também uma excelente oportunidade para que os professores se conheçam e troquem ideias e experiências", descreve a Profa. Michelle. Este ano, o III SIMPROFQUI será realizado em novembro, sob a coordenação da UFRGS. Os anteriores foram coordenados pela UFRN e pela UFAL.

Por meio de um convênio com a EditSBQ, são publicados e-books decorrentes das dissertações e recursos educacionais produzidos pelos mestrandos. Também há uma parceria com a Revista Virtual de Química para a edição de um número especial com artigos produzidos no âmbito do programa.

Outra forma de difusão do conhecimento gerado pelo PROFQUI é uma parceria recém aprovada pelo comitê gestor, para entrada do programa na rede QuiMi_Conecta - Estratégias e Recursos Didáticos para Professores Protagonistas da Educação Básica. "Pela QuiMi_conecta professores da rede básica que não necessariamente fizeram mestrado conosco terão acesso aos recursos educacionais desenvolvidos pelo PROFQUI. Será um importante canal de divulgação do programa", conta a coordenadora.

Ela destaca a importância do relatório quadrienal do programa, a ser feito este ano. "No final de 2024 passaremos por avaliação da CAPES. Então estamos no momento de consolidação dos nossos dados, de verificar nossos pontos fortes e fracos e escrever um relatório bastante completo sobre tudo que foi desenvolvido no programa nos últimos quatro anos", observa a professora Michelle.

Saiba mais: PROFQUI - Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (ufrj.br)


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)



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