Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1612 - 18/07/2024




DESTAQUE

Nota Prof. Miguel Julve Olcina


Prof. Dr. Miguel Julve Olcina (24/11/1953-09/07/2024)

Na terça-feira da semana passada, dia 09 de Julho de 2024, a comunidade cientifica mundial perdeu um professor brilhante, entusiasta da educação e um dos cientistas mais relevantes e influentes do mundo na atualidade nas áreas de química inorgânica, química de coordenação e magnetismo molecular:[1] o Prof. Miguel Julve Olcina. O Prof. Julve foi professor catedrático na Universidad de València – Espanha, tendo dedicado 42 anos de sua vida ao ensino, planejamento, design, síntese, caracterização, estudo das propriedades magnéticas e correlação com as estruturas moleculares de compostos multifuncionais. Ele publicou mais de 600 artigos científicos neste período, tendo feito muitas descobertas e alcançado índices extraordinários, o que reflete a sua paixão pela docência e pela ciência.

Era um colaborador incansável, tendo estabelecido relações com diversos grupos de pesquisa ao redor do mundo, tendo o Brasil se beneficiado de seu conhecimento, cooperação e generosidade. A colaboração com os grupos de pesquisa brasileiros se iniciou há mais de 20 anos, tendo o Prof. Julve acolhido em seu laboratório diversos jovens estudantes de doutorado brasileiros. Em todas estas colaborações, além da sua competência científica, os convidados foram impactados por sua gentileza, hospitalidade, amabilidade e amizade. Com a consolidação desta colaboração, o Prof. Julve passou a participar de missões de trabalho no Brasil. Em 2010, o Prof. Julve esteve na 33ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, onde foi palestrante convidado.[2] Retornou ao país nos anos de 2012 e 2014, em missões de trabalho envolvendo grupos de pesquisa na UFG e UFMG. Ministrou cursos de magnetoquímica, inclusive no Brasil, tendo contribuído na criação, consolidação e fortalecimento da pesquisa científica nos vários grupos de pesquisas jovens, que se estabeleceram nesta área no país. Em sua última visita ao país, o Prof. Julve participou do XVII BMIC, em Araxá, Minas Gerais, como palestrante convidado. Como reflexo da sua incansável colaboração Brasil-Espanha, em junho deste ano ele abriu as portas de seu laboratório pela última vez, em Valência, para discussão de projetos científicos com pesquisadoras da UNIFAL-MG e UFPR.

Além de sua brilhante carreira acadêmica e científica, o Prof. Miguel Julve era uma pessoa extraordinária, e "ao seu redor, este mundo universitário era mais amável, menos complexo, menos tenso".[3] Mesmo tendo dedicado boa parte de seus esforços com a docência superior e a pesquisa científica, reservou parte do seu tempo para a redação e publicação de um livro de experimentação laboratorial para estudantes do ensino médio, o que demonstra a importância que ele dava ao ensino de química para as futuras gerações.[4]

Em 2019, o periódico Polyhedron publicou um número especial em comemoração ao seu aniversário de 65 anos, onde o Prof. Michel Verdaguer (Université Pierre et Marie Curie) escreveu um artigo sobre as inúmeras descobertas e qualidades do Prof. Julve. Fazemos coro às suas palavras: "Tive a sorte e o prazer de conhecer Miguel Julve, um químico criativo e estudioso, um homem de mente aberta e simpático, marido e pai atencioso, amigo fiel. Muitas pessoas, colegas de trabalho e estudantes beneficiaram das suas competências, do seu ensino, do seu entusiasmo e generosidade." [5]

O Prof. Julve deixou um grande legado para a ciência, e parece ter se apropriado como um lema em sua vida das célebres palavras da poetisa Cora Coralina: "Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido se não tocarmos o coração das pessoas." Para aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com o Prof. Julve, certamente este legado será transmitido para várias gerações de amantes da ciência.

Descansa em paz, Miguel.

Referências:
[1] https://research.com/scientists-rankings/chemistry/es (acessada em 11/07/2024)
[2] https://www.sbq.org.br/33ra/img/miolo.pdf (acessada em 11/07/2024)
[3] https://www.uv.es/uvweb/quimica/es/novedades-del-departamento/defuncion-del-profesor-miquel-julve-olcina-1285923388171/Novetat.html?id=1286391974582 (acessada em 11/07/2024)
[4] E. Soriano, A. I. Terraes, M. Julve, (2024) "Aprende Química experimentando", Unitat de Cultura Científica i de la Innovació, Universitat de Valencia. ISBN: 978-84-9133-699-0.
[5] M. Verdaguer, "Miguel Julve, creative chemist and scholar, a personal account". Polyhedron 2019, 170, 109–114. https://doi.org/10.1016/j.poly.2019.05.033


Fonte: Danielle Cangussu (UFG), Cynthia L.M. Pereira (UFMG), Humberto O. Stumpf (UFMG); Maria Vanda Marinho (UNIFAL-MG), Tatiana R.G. Simões (UFPR), Wdeson Pereira Barros (UNICAMP)



Contador de visitas
Visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299