Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1613 - 25/07/2024




SEÇÃO ESPECIAL – CENTENÁRIO CESAR LATTES

A descoberta de uma obra de arte: Cesar Lattes por João Turin


Esta história começou com uma busca que eu fazia nos periódicos brasileiros dos anos 1940 e 1950, usando a Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, para localizar, e posteriormente analisar, a cobertura da mídia brasileira sobre Cesar Lattes naquele período. Pelo fato dele ser paranaense fui buscar notícias sobre ele nos jornais do estado e logo me deparei com aquelas que relatavam a sua visita a Curitiba no final de 1948, quando viera ao Brasil pela primeira vez depois de suas descobertas marcantes sobre o méson Pi. Em uma das notícias de O Dia [29/12/1948], que trouxera na primeira página do dia anterior uma grande matéria sobre a visita do cientista à sua cidade-natal, se dizia que Lattes havia posado para João Turin, pouco antes de deixar a cidade. E que um "grupo de paranaenses" pretendia colocar o perfil, em bronze, na casa onde Lattes nascera. Imaginei que uma obra de arte sobre Lattes, feita por João Turin, estaria colocada já em algum lugar da cidade. Entrei no belo site que descreve o acervo do artista [https://joaoturin.com.br/] e que detalha muitas de suas grandes obras, mas não encontrei nada sobre esta obra de arte específica.

Escrevi, então, no dia 18 de junho de 2023, para o amigo Rodrigo Reis, pró-reitor de extensão da UFPR, com o qual já estava discutindo possíveis comemorações em Curitiba do centenário de nascimento de Lattes. Passei para Rodrigo, que é muito ativo em divulgação científica, tais informações e a sugestão de que seria interessante um contato com os responsáveis pelo acervo de João Turin, o que ele logo fez. Uma primeira busca no acervo de João Turin, não localizou a obra. Mas três dias depois, Rodrigo me enviou a foto de um molde em gesso, feito por João Turin, de um jovem de perfil que poderia ser Lattes, e que lhe fora enviada por Renata Sklaski. Vi logo que era ele mesmo, ainda mais pela comparação com uma foto de Lattes de perfil. Expressei isto para Rodrigo e ambos estávamos entusiasmados. Poucos dias depois veio a confirmação de que a obra era mesmo de 1948.

Baixo-relevo do Cesar Lattes, feito pelo João Turin em 1948; Foto de Cesar Lattes que inspirou a obra; Baixo-relevo em bronze.

Rodrigo, o outro protagonista desta história de descoberta, assume agora o relato do que ele fez a seguir e o processo que se desencadeou para que hoje se pudesse ter em Curitiba o baixo-relevo, de Lattes, em bronze, feito a partir das mãos de Joao Turin 75 anos atrás.

Quando o Ildeu me procurou para conversarmos sobre as homenagens ao Cesar Lattes, estávamos na reta final da organização da 75ª. Reunião Anual da SBPC, que ocorreu em Curitiba. O cenário que se apresentava, a possibilidade de identificarmos uma obra artística daquele é considerado o maior cientista brasileiro, um paranaense de Curitiba, produzida por um dos principais nomes do Movimento Paranista o escultor João Turin seria um achado muito significativo.

Assim que Ildeu me encaminhou as imagens da hemeroteca, entrei em contato com o Acervo João Turin, gerido pela família Ferrari Lago, por telefone e email. Todos foram muito solícitos em encontramos a obra que estava descrita na notícia. A equipe do Acervo confirmou a existência de um gesso original, datado de 1948 como sendo do Cesar Lattes. Mais recentemente, o Instituto Histórico e Geográfico do Paraná divulgou que existia em seu acervo uma notícia de maio de 1999 com a foto de Cesar Lattes posando para João Turin, no momento da confecção do molde de gesso.

Encontrada o original em gesso, o objetivo agora era viabilizarmos a produção do Baixo relevo em Bronze. Entrei em contato com o Professor Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária no intuito de viabilizarmos sua confecção com recursos do NAPI Paraná Faz Ciência. A Fundação Araucária prontamente incluiu a confecção do baixo relevo nas suas comemorações do centenário de Cesar Lattes. A confecção somente poderia ser executada pelo Acervo João Turin. A obra em bronze foi entregue em primeiro de julho de 2024, um ano após iniciarmos as pesquisas. Foram produzidas duas peças, uma delas foi entregue ao Memorial de Curitiba e instalada junto a outros a outros destaques da história do Paraná. A nossa homenagem ocorrerá no dia 16 de agosto de 2024 na sede da Fundação Araucária, com a presença de familiares de Lattes. A proposta é que o baixo relevo em bronze seja posteriormente alocado no novo planetário a ser construído no Parque da Ciência Newton Freire Maia.

Frase interessante de João Turin: "Não realizei tudo o que desejava o meu sonho de artista. Era grande demais para as minhas forças e pelas pedras que encontrei no caminho. Fiz o que pude com os meios que tive."

Frase similar de Cesar Lattes: "Fiz o possível. Fui arrastado pela história."


Fonte:

Prof. Ildeu de Castro Moreira da UFRJ e
presidente de honra da SBPC


Prof. Rodrigo Reis da UFPR


Contador de visitas
Visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299