ONDE ELAS ESTÃO?
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Alessandra Schneider Henn, professora e pesquisadora do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduada em Química Bacharelado e Industrial, possui mestrado e doutorado em Química Analítica pela Universidade Federal de Santa Maria. Realizou graduação sanduíche na Alemanha e doutorado sanduíche na Bélgica, ambos como bolsista da CAPES. Sua pesquisa foca no desenvolvimento de estratégias para determinação elementar em amostras de interesse industrial, toxicológico e ambiental. Desenvolve métodos de preparo de amostras utilizando energias alternativas, como micro-ondas e ultrassom, para a posterior determinação de metais e halogênios utilizando diversas técnicas analíticas.
|
Nome: Alessandra Schneider Henn
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 6 meses
Onde faz ciência: Laboratório de Química Analítica Instrumental e Ciências Forenses (LaQAFor) do Departamento de Química da UFMG.
Um(a) cientista: Marie Curie
Maior conquista na carreira até o momento: Aprovação no concurso para professora efetiva na UFMG.
Maior desafio na carreira: Equilibrar as diversas responsabilidades acadêmicas e de pesquisa, mantendo um alto nível de produção científica.
Onde quer chegar: Desejo conduzir pesquisas que contribuam para a resolução de problemas sociais/ambientais e formar novos cientistas.
O que não pode faltar no laboratório: Foco, entusiasmo, organização e café.
Congresso que mais frequenta: Reunião Anual da SBQ
Nas horas vagas...: gosto de cozinhar, assistir seriados, passar tempo com o meu cachorro e viajar.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo - Rachel Ignotofsky
Relação com a SBQ: Sou sócia e participo dos eventos da SBQ desde o mestrado.
Uma frase: “Não podemos esperar construir um mundo melhor sem melhorar os indivíduos” Marie Curie
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|