DESTAQUE
CNPq publica painéis de dados sobre o financiamento à pesquisa no Brasil
Filtros permitem que usuário faça tratamento dos dados de acordo com seu interesse
O CNPq tornou público uma série de painéis de dados referentes ao financiamento à pesquisa científica no Brasil. São plataformas baseadas em Power BI e Tableau, que agregam dados desde 2005, da plataforma Lattes, da plataforma Carlos Chagas e do censo 2016 do próprio CNPq, e que permitem a pesquisadores e gestores dos centros de pesquisa enxergarem sua situação em relação aos financiamentos concedidos.
Cinco painéis já estão no ar - Bolsa Produtividade; Lattes; Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação; Mapa de Investimentos; e Demanda e Atendimento. Eles são atualizados com regularidade, alguns mensalmente, alguns semanalmente.
|
Janela do Painel Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação: os vários filtros permitem uma imensa variedade de tratamento para os dados
|
O usuário pode aplicar os filtros que interessam e fazer uma quantidade enorme de análises. Por exemplo, uma IES que esteja olhando para questões de diversidade e inclusão pode averiguar facilmente quais foram os financiamentos a ela concedidos em dado período, quantos foram para mulheres ou pessoas pretas e pardas. Ou pode querer saber ao longo dos anos como tem sido seu desempenho em comparação a outra IES.
"Não conheço nenhum órgão de fomento no mundo que disponibilize dados dessa forma pública e amigável", observa a professora Débora Peres Menezes, Diretora de Avaliação de Resultados e Soluções Digitais do CNPq. "Acredito que será de grande benefício aos PPGs e centros de pesquisa, pois eles poderão se ver melhor, e assim embasar mudanças internas ou pleitos junto ao CNPq."
Cada painel tem um guia de usuário e uma nota técnica, de forma que pessoas com alguma experiência básica em tratamento de dados podem utilizá-lo sem problema. A ideia dos painéis de dados surgiu de demandas dos órgãos de controle (TCU e CGU). "Então pensamos que seria bom para o CNPq e para a comunidade científica que fossem públicos. Isso acabou diminuindo as consultas à nossa diretoria por acesso a informação. Muitos grupos de pesquisa estão interessados nos dados do CNPq. Temos tido em torno de mil acessos por dia, sendo a maioria no Painel Lattes", conta a diretora.
A SBQ incentiva seus associados a conhecerem os painéis de dados do CNPq e fazerem suas pesquisas. Isso pode ajudar cada PPG a ter mais sucesso na busca por financiamento.
A seguir, os links onde ficam a descrição do painel, o guia do usuário e o painel em si:
- Demanda e Atendimento
- Chamadas de Bolsa de Produtividade
- Lattes
- Fomento em CT&I
- Mapa de Investimentos
Veja o artigo assinado pela Prof. Débora Menezes e outras servidoras do CNPq. A partir do cruzamento de dados sobre concessões de bolsas de pesquisa do Painel de Fomento em Ciência, Tecnologia e Inovação do CNPq, foi analisada a participação das mulheres, negros e povos originários no total de recursos liberados.
Link
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|