Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1615 - 08/08/2024




DESTAQUE

O Plano Nacional para a Inteligência Artificial 2024-2028 – O IA para o bem de todos


No dia 30 de julho de 2024, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), o Governo Federal lançou o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial 2024-2028. Este projeto de Estado visa capacitar o país com infraestrutura tecnológica avançada e pessoal qualificado, além de promover uma Inteligência Artificial (IA) acessível para a sociedade, orientada a superar desafios sociais, ambientais e econômicos, de forma cooperativa, transparente e responsável.

Mas afinal, o que é Inteligência Artificial? Nada melhor do que perguntar para a vedete do momento, o ChatGPT: "A Inteligência Artificial (IA) pode ser definida como o campo da ciência da computação que se concentra na criação de sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. Essas tarefas incluem aprender com a experiência, entender a linguagem natural, reconhecer padrões, resolver problemas e tomar decisões. Os sistemas de IA utilizam algoritmos e modelos computacionais para simular processos cognitivos, permitindo que executem funções complexas de uma maneira que imite o pensamento e o comportamento humano." Podemos imaginar muitas aplicações da IA no dia a dia do químico ou em áreas específicas, como no desenho de materiais com propriedades específicas ou na elaboração de rotas sintéticas para novos compostos.

Na 47ª Reunião da SBQ – 2024, tivemos a sessão temática: "Aplicação da Inteligência Artificial na Química de Materiais e Medicinal". Termos como "Machine Learning", "Genetic Algorithm" e "Deep Learning" são ramificações da IA, cada vez mais utilizadas na área da química. Além das aplicações específicas com objetivos bem definidos, a IA pode ser de grande importância no cotidiano do químico. Imagine uma IA capaz de responder qualquer pergunta sobre milhares de artigos científicos de um determinado assunto, inclusive interpretando tabelas, acrônimos e figuras. Essa já é uma realidade em algumas IAs disponíveis, como o SCISPACE e o Consensus. Outros estão em desenvolvimento, como o SCOPUS AI.

O Prof. Baum e colaboradores mostraram que a utilização de IA em química cresceu enormemente nos últimos anos. Neste mesmo trabalho, eles relatam que o Brasil ocupa a 13ª posição na utilização de IA em artigos publicados no mundo, mas infelizmente não está entre os 20 países que mais depositaram patentes relacionadas ao uso de IA. Esse dado reforça a importância do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial.

A IA estará cada vez mais presente na sociedade, abrindo um cabedal de conhecimentos e maneiras de solucionar problemas jamais imaginados pela humanidade. A IA é uma aliada na busca por soluções para problemas que afligem a sociedade. No entanto, como todo avanço tecnológico, exigirá que a sociedade encontre os limites de seu uso dentro de padrões éticos e de regulação, para o bem de todos. Por isso, o Plano Brasileiro para a Inteligência Artificial 2024-2028 acerta ao colocar também como desafio apoiar o processo regulatório e de governança, para garantir direitos e promover a inovação.

Resumo do Plano Nacional de Inteligência Artificial 2024-2028.

Elaboração da proposta: Participação de representantes de 117 instituições públicas, privadas e da sociedade civil, garantindo uma ampla diversidade de perspectivas e experiencias.

Objetivos:
- Desenvolver modelos avançados de linguagem em português que reflitam a diversidade cultural, social e linguística do Brasil.
- Promover o desenvolvimento tecnológico nacional.
- Implementar inovações sustentáveis e inclusive que melhorem a qualidade de vida da população.
- Formar e requalificar profissionais em IA que possam atender a alta demanda de pessoal qualificado.
- Equipar o Brasil com tecnologia de ponta, incluindo supercomputadores de alta capacidade utilizando energias renováveis.
- Promover a inclusão social e defesa da democracia.

Inovações:
- Fomento a infraestrutura energética eficiente e sustentável para datacenters e instalações de IA, utilizando fontes renováveis e tecnologias de resfriamento que minimizem o consumo de energia.
- Melhoria dos serviços públicos.
- Estímulo a inovação nas empresas por meio da adoção de tecnologias de IA, promovendo a competitividade e a sustentabilidade no setor privado.
- Soluções para desafios nacionais relacionadas a saúde, educação e segurança.

Recursos Previstos: R$ 23 bilhões.

» Acesse o arquivo do Plano Nacional para Inteligência Artificial – 2024-2028 aqui.

1. Z. J. Baum, X. Yu, P. Y. Ayala, Y. Zhao, S. P. Watkins and Q. Zhou, Artificial Intelligence in Chemistry: Current Trends and Future Directions, J Chem Inf Model, 2021, 61, 3197–3212.DOI: 10.1021/acs.jcim.1c00619.
2. Plano Nacional para Inteligência Artificial – 2024-2028, CNTC/MCTIC.


Fonte:

Prof. Hélio A. Duarte (UFMG), membro do Conselho Consultivo da SBQ 2024-2026



Contador de visitas
Visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299