DESTAQUE
O Sucesso da 5ª CNCTI
Na abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva marcou com a fala "Um dia histórico para a ciência, tecnologia e inovação". O evento que não ocorria há 14 anos, aconteceu de 30 de Julho a 1 de Agosto em Brasília e teve recorde de participação de 110 mil pessoas em 54 sessões de debate e 7 plenárias. O principal objetivo do evento é contribuir para a próxima Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação e também para o novo Plano Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. As sessões podem ser acessadas no canal do youtube do MCTI: https://www.youtube.com/mcti
Veja alguns destaques desse evento:
1-) "Na abertura da 5CNCTI, Lula destaca o dia histórico para a ciência do País"
Depois de 14 anos, Governo Federal promove debates para a formação de políticas para os próximos 10 anos; Lula recebe o Plano de Inteligência Artificial
Link
2-) "Política Nacional de CT&I em Saúde movimentará R$ 2,2 bilhões até 2026"
Em mesa durante a 5ª CNCTI, as ministras da CT&I, Luciana Santos, e da Saúde, Nísia Trindade, destacam projetos realizados em parceria interministerial, como o Complexo Econômico-Industrial de Saúde
Link
3-) "O FNDCT não pode ser a única fonte de financiamento da ciência", afirma Helena Nader em painel do 2° dia da 5ª CNCTI"
Com o tema "O futuro do FNDCT e a mudança de escala no financiamento de CT&I", a presidente da Academia Brasileira de Ciência (ABC), professora Helena Nader disse que o grande desafio do setor é conseguir novos recursos para o desenvolvimento da área.
Link
4-) "5ª CNCTI se encerra com participação de 110 mil pessoas"
Após três dias de programação intensa em Brasília e mais de 220 eventos preparatórios realizados de dezembro de 2023 a maio deste ano, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5ª CNCTI) se encerrou na quinta-feira (01/08) com recorde de participação e o desafio de compilar todas as questões apresentadas pela sociedade.
Link
5-) "5ª Conferência Nacional de CT&I na era digital tem público recorde, lançamento de plano de IA e debates sobre temas urgentes"
O resultado desta discussão embasará a formulação da nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) que direcionará o setor até 2030. A 5CNCTI é uma conferência de caráter consultivo, por isso a escuta da população foi tão importante desde dezembro de 2023 para traçar as novas estratégias.
Link
6-) "Programa Nova Indústria Brasil é estratégico para o desenvolvimento nacional"
Participantes de plenária na 5ª CNCTI ressaltaram a importância do programa do Governo Federal para modernizar e revitalizar o sistema industrial o País, com foco em inovação e competitividade
Link
7-) "Elas na Ciência: pesquisadoras apontam desafios da participação das mulheres na CT&I"
Respeitar e valorizar as identidades femininas, promover políticas públicas que gerem equidade e oportunidades e combater o sexismo são alguns dos caminhos apontados na mesa temática sobre mulheres na ciência.
Link
8-) "A pós-graduação brasileira é uma história de sucesso", diz presidente da Capes na 5ª CNCTI"
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, iniciou o debate com dados que mostram o crescimento contínuo da pós-graduação no Brasil desde a década de 1970. Hoje são mais de 4,5 mil programas distribuídos em 323 municípios, que atendem a 411 mil pós-graduandos. "O sistema expandiu e ganhou em qualidade.
Link
9-) "Cooperações internacionais fortalecem a CT&I no Brasil, debatem painelistas"
Três pontos foram abordados pelo representante do MCTI: a importância da cooperação para a CT&I e a relação com a governança global; a atuação do ministério na implementação dessas parcerias e as recomendações que foram feitas durante as reuniões preparatórias da 5CNCTI sobre o quesito diplomacia.
Link
10-) "O futuro das universidades públicas no Brasil: especialistas recomendam ações para garantir qualidade no ensino superior"
O painel encerrou com um consenso entre os palestrantes sobre a importância de um esforço conjunto para fortalecer e diversificar o ensino superior público no Brasil, garantindo que possa atender às necessidades atuais e futuras do país.
Link
Fonte: Elisa S. Orth
|