DESTAQUE
Publicação Open Access acessível ao pesquisador brasileiro - Acordo transformativo CAPES/ACS
|
A descoberta científica só se concretiza quando é validada e reconhecida pelos pares através do rigoroso escrutínio dos métodos empregados. A publicação em periódicos com revisão por pares é um pilar fundamental deste processo, e o acesso aberto (Open Access) está se tornando o novo paradigma da publicação científica.
Os periódicos da Sociedade Brasileira de Química (SBQ) já adotam o modelo de acesso aberto, incluindo o Journal of Brazilian Chemical Society (JBCS), que possui um dos maiores índices de impacto entre os periódicos da América Latina, além de Química Nova, Revista Virtual de Química e Química Nova na Escola.
A SBQ, juntamente com outras sociedades científicas, tem trabalhado ativamente para sensibilizar a CAPES sobre a importância do acesso aberto, tornando o conhecimento científico mais acessível e democrático. Como resultado desses esforços, o primeiro acordo transformativo, permitindo que pesquisadores brasileiros publiquem seus trabalhos em acesso aberto com custos totalmente cobertos pela CAPES, foi firmado com uma editora da área de química.
Para se beneficiar desta publicação em acesso aberto, o autor correspondente deve estar vinculado a uma das 291 universidades participantes do acordo CAPES/ACS. A lista completa dessas instituições pode ser acessada aqui.
Para mais detalhes sobre este acordo, recomendamos assistir à live sobre o acordo transformativo da ACS no canal da SBQ no YouTube. Assista aqui.
Fonte: Prof. Hélio A. Duarte (UFMG) e Valtair Severino dos Santos Jr (ACS)
|