SBQ DIVULGA
A coluna "SBQ Divulga" tem como objetivo promover ações de divulgação científica da nossa comunidade, vinculados a projetos/programas de extensão ou grupos de pesquisa que atuam nessa área. Quer participar? Escreva para elisaorth@gmail.com. Nessa edição, temos projeto de extensão "Química na Prática" (QuiPra) do Departamento de Química da UFPR, que atua desde 2016.
QUÍMICA NA PRÁTICA: DIVULGANDO A QUÍMICA NAS ESCOLAS
As atividades desenvolvidas no projeto de extensão Química na Prática (QuiPra) buscam contribuir com a educação básica minimizando a falta de atividades didáticas diferenciadas nas escolas para o processo de aprendizagem dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. O ensino de diversos conteúdos de química é de difícil compreensão aos estudantes e, muitas vezes, esses conteúdos são passados aos estudantes apenas na teoria, sem atividades práticas ou lúdicas. As atividades experimentais permitem que os estudantes tenham uma maior compreensão dos conteúdos de química porque eles visualizam na prática o que aprenderam na teoria. No entanto, muitas escolas não apresentam condições de ofertar atividades experimentais devido às dificuldades como falta de material, ausência de um laboratório de química e até mesmo falta de tempo e dificuldade por parte dos professores para preparar as aulas. Uma oficina de jogos químicos é uma atividade lúdica que possibilita um novo ambiente de aprendizado gerando assim interesse dos estudantes por novos conhecimentos no ensino de química e tornando o processo educativo mais atraente aos estudantes. Sabe-se também que os jogos educativos agregam a construção do conhecimento desenvolvendo a competência de iniciação, ação ativa e motivadora do estudante, rompendo a visão de um ensino baseado na repetição e memorização.
Para minimizar a falta de atividades experimentais nas escolas, o QuiPra faz uso de experimentos demonstrativos de química que fazem parte tanto da base nacional comum curricular quanto do cotidiano. Além disso, usa os jogos químicos como ferramenta para aprendizagem (ou fixação de aprendizagem) do conteúdo químico relacionado, principalmente, à tabela periódica. Estas atividades mostraram-se de interesse da comunidade externa à Universidade.
O projeto, sob a coordenação dos professores Regina Maria Queiroz de Mello, Liliana Micaroni e Lauro Camargo Dias Júnior, iniciou-se em 2016 e sofreu adaptações ao longo do tempo: apresentação de kits de experimentos nas escolas, apresentação de experimentos e jogos químicos no CDFis (Centro de Divulgação de Física), figuras 1 e 2, atuação na modalidade remota durante a pandemia através da adição de vídeos de experimentos no canal do youtube e de confecção de livretos e e-books, com atividades que divertem e divulgam a química, figura 3, e realização de oficinas de jogos químicos nas escolas, no retorno às atividades presenciais.
|
Figura 1 - Apresentação de experimentos por estudantes de graduação, no CDFis, Centro Politécnico – UFPR (foto: arquivo do QuiPra).
|
|
Figura 2 - Jogos químicos mediados por estudantes de graduação, no CDFis, Centro Politécnico – UFPR (foto: arquivo do QuiPra).
|
|
Figura 3- Capas do e-book e dos livretos confeccionados pelos estudantes de graduação.
|
Atualmente, as atividades do QuiPra, de apresentação de experimentos e jogos químicos, estão sendo realizadas, respectivamente, nos Laboratórios Multipropósito e de Ensino do novo prédio do Departamento de Química da UFPR, figuras 4 e 5.
Os experimentos e jogos são selecionados e confeccionados por estudantes de graduação em química, engenharia química e/ou farmácia, sob orientação dos professores participantes do projeto. Esses experimentos e jogos, são apresentados para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio e professores das escolas, pelos estudantes de graduação envolvidos no projeto, através do agendamento de visitas. Em cada visita, recebemos até 40 estudantes de uma escola. Estes se dividem em 2 grupos e cada grupo participa de uma atividade (experimento ou jogo), num sistema de rodízio. O estabelecimento da relação entre os participantes do projeto e os participantes das escolas se dá por meio do diálogo e da troca de saberes, num ambiente informal, uma vez que são feitos questionamentos aos estudantes durante todas as atividades. No final, há aplicação de questionário aos estudantes de modo a avaliar os experimentos e os jogos químicos apresentados pela equipe do projeto. Nesse último semestre, contamos com a participação de 14 estudantes de graduação (sendo uma bolsista e 13 voluntários) e atendemos cerca de 400 estudantes de 5 escolas de Curitiba e região metropolitana. Os professores e professoras que visitam o QuiPra, relatam que os estudantes ficam encantados com os experimentos, mudam seu pensamento em relação à Química e vislumbram a possibilidade de ingressar num curso superior.
|
Figura 4 - Apresentação de experimentos por estudantes de graduação, no laboratório do Departamento de Química da UFPR (foto: arquivo do QuiPra).
|
|
Figura 5 - Jogos químicos mediados por estudantes de graduação, no laboratório do Departamento de Química da UFPR (foto: arquivo do QuiPra).
|
Através das atividades desenvolvidas no QuiPra, esperamos promover a divulgação científica para os estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, despertando o interesse por cursos de graduação em universidades públicas e estimular o desenvolvimento de práticas experimentais e lúdicas nos professores, contribuindo assim, na melhoria do processo ensino/aprendizagem através da massificação do ensino científico. Também, esperamos contribuir positivamente na formação e qualificação dos estudantes dos cursos de graduação envolvidos, exercitando conhecimentos e práticas complementares à grade curricular e agregando valores que possam ser úteis ao ambiente de trabalho desses futuros profissionais.
Instagram do Projeto
Fonte: Profª Regina Maria Queiroz de Mello e Profª Liliana Micaroni, da UFPR.
|