DESTAQUE
Nova gestão: agenda repleta, fortalecimento de relações institucionais e 300 novos sócios
Uma agenda intensa de encontros, viagens e participações em eventos tem sido a tônica da presidenta da SBQ, Profa. Rossimiriam Freitas (UFMG), empossada no final de maio, na 47a RASBQ. Entre as conquistas até o momento, destacam-se o fortalecimento de relações com entidades importantes para a Química no Brasil e a chegada de 300 novos sócios.
No início de agosto, acompanhada da secretária geral, Profa. Elisa Orth (UFPR), a presidenta da SBQ fez uma apresentação da entidade para professores e estudantes do Instituto de Química da USP. "A USP foi o berço da SBQ. Nas primeiras gestões, a diretoria era composta basicamente por docentes da USP. Eu fui lá, a convite do professor Lucas Ducati, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química, falar sobre o quanto a USP é fundamental para a SBQ", conta a professora Rossimiriam. Além do Prof. Ducati, o diretor do IQ, Prof. Pedro Vitoriano, e o chefe do Departamento de Química, Prof. Massuo Kato, também receberam a SBQ.
Ainda em São Paulo, a presidenta da SBQ também se encontrou com a direção do CRQ-4, que mantém uma parceria com o Comitê Jovens Pesquisadores SBQ. Na visita à sede do Conselho, a professora Rossimiriam se encontrou com o presidente do CRQ-4, Prof. Hans Viertler, o superintendente Wagner Contrera Lopes e Aislan Balza, coordenador das comissões técnicas do Conselho. Foram discutidas possibilidades de novas ações conjuntas, como a parceria que criou o 'Projeto Inspiração – Jovens Pesquisadores', que consiste em lives transmitidas pelo canal do Conselho no YouTube.
No mês anterior, em Belo Horizonte, a Profa. Rossimiriam recebeu a visita do presidente do CFQ, Prof. José de Ribamar Oliveira FIlho. Ele foi conhecer o Departamento de Química da UFMG, dirigido pela Profa. Arilza Porto, e o CT Nano, vice-coordenado pela Profa. Glaura Goulart Silva. "Foi uma conversa muito proveitosa, em que apresentei o trabalho da SBQ, e ele ficou especialmente entusiasmado com as atividades que o Núcleo Mulheres SBQ vem realizando. Também falamos sobre fortalecer a parceria que já temos, em torno do Concurso de Redações e do QUI+S, que eles patrocinaram", relata.
|
À esquerda: Profª Rossimiriam Freitas com o presidente do CFQ, Prof. José de Ribamar Oliveira FIlho; À direita na USP com Prof. Massuo Kato, Profª Elisa Orth, Profª Rossimiriam Freitas e Prof. Pedro Vitoriano
|
|
À esquerda, Profª Rossimiriam Freitas com Wagner Lopes, Prof. Hans Viertler e Aislan Balza; À direto, Profª Rossimiriam Freitas com o também mineiro, Prof. Jean Catapreta, presidente da ABQ
|
Outro encontro institucional realizado em Belo Horizonte, em agosto, foi com o presidente da Associação Brasileira de Química, Prof. Jean Carlos Catapreta (UFPI), mineiro que fez graduação em Viçosa. A ideia é que as duas entidades assinem ainda este ano um acordo de colaboração, inclusive visando um novo projeto em comum, possivelmente focado nas escolas de ensino fundamental e médio.
"SBQ e ABQ são entidades fortes e, embora cada uma tenha suas especificidades, historicamente as duas sempre lutaram pelo fortalecimento da química no país. Estamos muito animados com a perspectiva de trabalharmos juntos em algum projeto original de promoção da química", declara a Profa. Rossimiriam. "Estamos muito entusiasmados com as possibilidades que se vislumbram", concorda o Prof. Catapreta.
Nos próximos meses a presidenta da SBQ tem uma agenda repleta de eventos. Em setembro irá a Vitória-ES para um evento da UFES, a Fortaleza-CE para um evento do CRQ, a Belém-PA para o ENQA, a Bento Gonçalves-RS para o BMOS, além de participar da abertura do BMIC, em Belo Horizonte.
Em outubro, vai a Juiz de Fora para o III Workshop do PPG em Química da UFJF. Em novembro, a agenda inclui Campo Grande-MS para a Semana de Química da UFMS, Diamantina-MG para o ERSBQ e Salvador-BA duas vezes: para o Congresso Brasileiro de Química e depois para o III Encontro do PPG em Química da UFBA.
"Em todas as minhas apresentações tenho falado sobre o quão importante é a participação dos químicos e químicas do Brasil no fortalecimento do ser coletivo que é a SBQ. É como se eu fosse uma embaixadora da SBQ. E tenho tido um retorno muito bom, tanto de estudantes quanto de pesquisadores", observa a Profa. Rossimiriam.
Nesse primeiro trimestre da nova gestão a SBQ contabilizou 300 novos sócios, chegando a um total de 2,1 mil. "Aumentar e manter o quadro societário é o grande desafio de todas as gestões da SBQ. Vamos seguir perseguindo nossa meta que é chegar a 3 mil em 2025", frisa a presidenta.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|