DESTAQUES
Tabela Periódica Acessível
|
A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) tem como uma de suas premissas declarada na sua Política Geral de Acessibilidade e Inclusão apoiar "que todos os estudantes tenham igualdade, acessibilidade e condições para realizar as atividades". Foi com base nessa premissa e pensando em como incluir mais acessibilidade na educação, que desenvolvemos um Recurso Educacional Aberto (REA) denominado "Tabela Periódica Acessível" visando a inclusão de pessoas com deficiência visual, daltonismo e surdez no aprendizado da química. A Tabela Periódica é reconhecida como uma ferramenta vital para a compreensão dos elementos que compõem o nosso mundo; porém, a apresentação tradicional das informações muitas vezes limita o acesso de indivíduos com diferentes necessidades de aprendizagem.
Este projeto, desenvolvido na Univesp e lançado em junho de 2024, tem como missão transformar a Tabela Periódica em uma fonte de conhecimento universal e inclusiva. Ao abrir a tabela, o aluno se depara com uma experiência de aprendizado imersiva e acessível. Por exemplo, ao selecionar um elemento, o nome é imediatamente lido. Ao clicar enter, são anunciadas informações essenciais como nome, símbolo, número atômico, massa atômica e classificação, conforme os padrões estabelecidos pela International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC).
O recurso também oferece funcionalidades específicas para atender às diversas necessidades dos usuários. Para pessoas com deficiência visual, a navegação pode ser feita usando as setas do teclado, com o nome do elemento sendo pronunciado. Ao pressionar a tecla enter, detalhes adicionais sobre as propriedades do elemento são fornecidos, incluindo nome, massa, número atômico, classificação e símbolo. Para pessoas surdas, ao selecionar um elemento, as mesmas informações são exibidas de forma clara no espaço designado na tabela. Para indivíduos daltônicos, o REA apresenta versões da tabela com e sem cor, além de símbolos específicos no canto superior direito de cada elemento para facilitar a identificação da classificação.
|
A experiência e os resultados obtidos na pesquisa de Vasconcellos e Pazinato sobre a adaptação da Tabela Periódica para estudantes daltônicos desempenharam um papel crucial na concepção deste REA. Eles demonstraram que a aplicação do sistema ColorADD, um código de cores específico para daltônicos, contribuiu significativamente para tornar a Tabela Periódica mais acessível e inclusiva. Isso reafirma a importância de considerar diferentes abordagens e recursos ao desenvolver materiais didáticos inclusivos.
A iniciativa representa um avanço significativo na democratização do conhecimento científico e na promoção de uma educação inclusiva. Esperamos que, com este recurso, todos possam explorar e compreender os elementos que constituem o universo da química, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e para a aproximação entre a ciência e o cotidiano.
Pensando no futuro, visando ampliar ainda mais a acessibilidade, estamos considerando futuras atualizações que possam integrar tecnologias emergentes, como realidade aumentada (RA) e inteligência artificial (IA). Essas tecnologias poderiam permitir uma interação ainda mais personalizada e imersiva, onde usuários com diferentes tipos de deficiência poderiam adaptar a tabela conforme suas necessidades específicas. Por exemplo, a RA poderia permitir que usuários visualizassem modelos 3D dos elementos, enquanto a IA poderia oferecer suporte em tempo real para responder a perguntas e fornecer explicações detalhadas sobre cada elemento. Assim, o projeto não só se consolida como uma ferramenta inclusiva essencial para o presente, mas também se posiciona para futuras inovações que continuarão a melhorar a experiência de aprendizado para todos os usuários.
Referências:
IUPAC. Periodic Table of Elements. Disponível em: https://iupac.org/what-we-do/periodic-table-of-elements/. Acesso em: 16 ago. 2024.
VASCONCELLOS, Pedro S.; PAZINATO, Maurícius S.. Uma representação acessível da Tabela Periódica para estudantes daltônicos. Química Nova na Escola, [S.L.], v. 45, n. 4, p. 267-274, nov. 2023. Sociedade Brasileira de Quimica (SBQ). http://dx.doi.org/10.21577/0104-8899.20160341.
UNIVESP. Política Geral de Acessibilidade e Inclusão. Disponível em: https://apps.univesp.br/manual-do-aluno/assets/docs/Pol%C3%ADtica_Geral_Acessib_11_22.pdf. Acesso em: 16 ago. 2024.
Fonte: Mirtes Andreassa Nunes - UNIVESP e Wesley de Souza Lima - UNIVESP
|