DESTAQUE
Reunião Anual da SBQ em Campinas terá mais espaços para convivência entre participantes
|
A organização da 48ª Reunião da Sociedade Brasileira de Química já iniciou os trabalhos para a produção da próxima RA, que será realizada em Campinas, de 8 a 11 de junho de 2025. "Campinas é um polo científico, tecnológico e industrial, que estava merecendo voltar a sediar uma RA há anos", afirma a secretária-geral da SBQ, Profa. Elisa Orth (UFPR), organizadora do evento. Em 1982, quando as Reuniões Anuais da SBQ eram realizadas dentro do Congresso da SBPC, o evento foi em Campinas.
O tema e a conferência de abertura já estão definidos e serão anunciados em breve. A RASBQ será realizada no Expo Dom Pedro, um espaço de convenções que fica junto de um grande shopping center -- portanto com todas as facilidades como alimentação, supermercado, farmácia e comércio -- próximo à UNICAMP e ao Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
A escolha de Campinas como sede da próxima RASBQ reflete a preocupação da organização em manter o custo baixo para os participantes. "Entre todas as alternativas consideradas para esta RA, Campinas é o lugar que oferece maior facilidade para os participantes. A começar pela chegada e saída, pois o Expo Dom Pedro fica na Rodovia Dom Pedro, e próximo do Aeroporto de Viracopos", explica a secretária-geral da SBQ. No entorno do Expo Dom Pedro há um terminal de ônibus e uma rede de hotéis de perfis e preços variados, incluindo uma boa oferta de hostels e outras opções.
|
Expo Dom Pedro em Campinas
|
Uma novidade que a 48ª RASBQ terá é uma maior programação social. "Queremos facilitar que as pessoas se encontrem. Sabemos que a programação é intensa, então vamos criar espaços e tempo para que as pessoas possam conversar mais", declara a Profa. Elisa. Essa aproximação entre participantes deve acontecer não apenas dentro da área do evento, com a criação de um Espaço Gourmet e um amplo coworking junto aos tradicionais stands dos apoiadores, mas também fora, em bares da cidade. "Teremos coffee-breaks estendidos e faremos alguma programação específica em bares próximos do evento, com happy hours e até mesmo apresentações."
|
Profª Elisa S. Orth, Secretária Geral da SBQ e Presidenta da comissão organizadora do evento
|
A comissão organizadora local é formada por docentes da UNICAMP, IFSP, CNPEM e UFSCar e deverá incorporar algumas ações dessas instituições ao evento. Também haverá visitas científicas diárias guiadas e workshops no CNPEM.
Quanto à programação científica, a comissão organizadora está começando a fazer convites. "Temos um compromisso em trazer uma programação científica forte, com maior diversidade de gênero, diversidade regional e uma forte presença de jovens pesquisadores", descreve a secretária-geral da SBQ.
Campinas tem pouco mais de um milhão de habitantes, porém mais de 3 milhões em sua região metropolitana.
"A realização da RASBQ em Campinas significa muito para a região, a cidade e para o Instituto de Química da UNICAMP", ressalta o professor Ivo Milton Raimundo Júnior, integrante da comissão organizadora local. Ele afirma que a equipe já está iniciando contatos com hotéis potenciais parceiros, e com a secretaria municipal de educação, com vistas ao já tradicional SBQ na Escola. "Já tivemos duas reuniões com a Profª Elisa, e estamos -- a Comissão Local -- nos encontrando a cada duas semanas para avançar."
|
Prof. Ivo Milton Raimundo Júnior (UNICAMP), membro da comissão organizadora local do evento
|
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|