DESTAQUES
Editor da Revista Virtual de Química recebe Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica
A Divisão de Ensino da SBQ parabeniza o Professor Dr. Márlon Hebert Flora Barbosa Soares da Universidade Federal de Goiás (UFG) pelo reconhecimento de sua trajetória acadêmica, sendo agraciado com a medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica, na categoria Editor de Revista e Divulgador Científico. A medalha é uma iniciativa da Universidade Federal Fluminense (UFF) e conta com o apoio da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e do CNPq.
|
|
A Medalha Ennio Candotti de Divulgação Científica nasceu no Laboratório de Audiovisual Científico da UFF com dois propósitos: o primeiro, de reconhecer o legado de Candotti na propagação da Ciência brasileira; e o segundo, para valorizar o trabalho de acadêmicos e não-acadêmicos nesse setor. Ennio foi uma referência em divulgação científica no Brasil, principalmente voltada às crianças, foi duas vezes presidente da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) e um dos fundadores das revistas "Ciência Hoje" e "Ciência Hoje Para Crianças". A Medalha Ennio Candotti, entregue anualmente, reconhece indivíduos que se destacam na comunicação científica e no engajamento da sociedade em temas científicos.
|
Prof. Márlon recebendo a medalha
|
O professor Márlon é editor da Revista Virtual de Química (RVQ) e da Revista Eletrônica Ludus Scientiae (LUDUS), além de ser fundador do LEQUAL (Laboratório de Educação Química e Atividades Lúdicas), meios nos quais tem contribuído para a área de ensino de Ciências/Química e para a divulgação da Ciência. Esta premiação é um reconhecimento pelo excelente trabalho na divulgação científica do prof. Márlon, de seu compromisso e sua contribuição para a promoção e valorização da ciência em nosso país.
|
"A honra se torna ainda maior, quando lembro que no ensino médio, em uma escola pública, eu podia ler a Ciência Hoje, e de graça! Viva Ennio!", disse Márlon.
|
Prof. Márlon faz parte do conselho consultivo da SBQ, é assíduo frequentador das Reuniões Anuais da entidade, é pesquisador de produtividade do CNPq Nível 2, tem mais de 100 publicações (com mais de 2800 citações e índice h 30), lançou oito livros envolvendo o ensino de Ciências/Química, além de ter recebido outros prêmios e honrarias (Comenda de Mérito aos Químicos "Marie Curie" da Prefeitura Municipal de Goiânia em 2023; Reconhecimento CONSUNI 2023 da Universidade Federal de Goiás; IX Prêmio SBPC/GO de Popularização da Ciência 2022 pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). É professor titular da UFG, tendo já formado mais de 100 alunos de graduação e pós-graduação.
O professor Márlon é conhecido entre os químicos pelo seu entusiasmo com a divulgação da ciência, em especial, com um olhar para o ensino de Química/Ciências por meio do lúdico.
Segundo prof. Márlon, "É perto dos bons, que nós ficamos melhores".
A Divisão de Ensino da SBQ expressa publicamente sua felicidade pela conquista do Prof. Márlon – por duas vezes presidente da DE - e por estarmos juntos em busca de uma Ciência acessível para todas as pessoas.
Fonte: Bruno Leite, Camila Silveira e Amadeu Bego (Divisão de Ensino de Química)
|