Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1620 - 12/09/2024




SBQ Divulga

SBQ Divulga: @macro.nano.lab


Desde 2020, o Laboratório de Macromoléculas e Nanopartículas (M&N Lab) realiza um trabalho de popularização científica no Instagram, através do @macro.nano.lab, que já conta com mais de 21 mil seguidores. O conteúdo aborda curiosidades cotidianas ligadas à Química, aproximando o público leigo do mundo acadêmico e mostrando a relevância das pesquisas realizadas nas universidades brasileiras.

A Química é frequentemente associada a substâncias tóxicas, perigosas e poluentes por uma grande parte das pessoas, gerando a 'quimiofobia', que é tão disseminada nas redes sociais.1,2 A população em geral não entende que todas as substâncias são químicas, independente se são de origem natural ou sintética.3,4 Propagandas exploram essa ignorância, reforçando o medo da Química.5 Durante a pandemia, as falácias e pseudociências ficaram ainda mais evidentes, incluindo falas de líderes políticos, que geraram medo na população em relação à vacinação.6 Este período escancarou a necessidade dos cientistas tomarem responsabilidade na disseminação de informações para a sociedade, como foi feito também pelo @macro.nano.lab através de postagens e lives.7-11 A escassez do álcool em gel também assombrou a população nesta época. Embora hoje a eficácia da higienização das mãos com água e sabonete já esteja clara, no início da pandemia não era assim e notícias sobre a falta do álcool causaram desespero na população. Com menos de dois meses de existência e menos de 400 seguidores, o @macro.nano.lab publicou um conteúdo explicando o funcionamento e a eficácia do álcool e do sabonete, que alcançou mais de 158 mil curtidas (Figura 1), aumentando rapidamente o número de seguidores. O impacto positivo para a população em um momento tão delicado motivou o grupo a continuar com a divulgação científica. Todo o trabalho foi sempre feito de forma orgânica e voluntária, até o início de 2024, quando uma pesquisa relacionada a este projeto começou a contar com apoio da empresa Stone.

Figura 1: Estatísticas da postagem realizada esclarecendo que o álcool em gel não é a única forma de higienizar as mãos, o que foi importante para a prevenção de Covid-19.12

Uma das linhas de pesquisa do M&N Lab é relacionada a 'cosméticos', que é também o tema de maior interesse dos seguidores do @macro.nano.lab. Este tema, tão buscado abordado por influenciadores em redes sociais, é cercado de mitos, desinformação, quimiofobia e propagandas enganosas. O fato do grupo esclarecer estas questões com base na Ciência tem atraído principalmente meninas e mulheres de todas as classes sociais, que hoje constituem 86,7% dos seguidores do @macro.nano.lab (Figura 2). Esta abordagem contribui para inspirar mais meninas e mulheres a se interessarem e seguirem carreiras em Ciência e Tecnologia, alinhando-se com projetos como "Women in STEM" e #EDUCASTEM2030,13-17 apoiados pela UNESCO e pela ONU, que visam reduzir a desigualdade de gêncero na Ciência.


Figura 2: Distribuição dos seguidores do @macro.nano.lab de acordo com o gênero com o qual se identificam.

Quando as pessoas se aproximam da Ciência, tendem a valorizá-la, o que é importante para o desenvolvimento de um país. Além de proteger o público contra fake News, este trabalho aproxima cientistas da população, gera confiança na Ciência, inspira novos talentos e é uma forma de pesquisadores prestarem contas à sociedade, financiada em grande parte por recursos públicos.

Se você concorda com a relevância deste e de outros trabalhos de divulgação científica que são feitos através de redes sociais, saiba que uma das melhores formas de os apoiar é compartilhando seus conteúdos, além de obviamente curtir e comentar. Isso faz com que o algoritmo também perceba a sua relevância e aumente sua entrega e alcance. Que tal começar seguindo e curtindo as últimas publicações do @macro.nano.lab?


Figura 2: Distribuição dos seguidores do @macro.nano.lab de acordo com o gênero com o qual se identificam.

Referências

1. Duffus, J. H., Nordberg, M. & Templeton, D. M. Glossary of terms used in toxicology, 2nd edition (IUPAC Recommendations 2007). Pure Appl. Chem. 79, 1153–1344 (2007).

2. Morais, C. Storytelling with Chemistry and Related Hands-On Activities: Informal Learning Experiences To Prevent "Chemophobia" and Promote Young Children's Scientific Literacy. J. Chem. Educ. 92, 58–65 (2015).

3. Siegrist, M. & Bearth, A. Chemophobia in Europe and reasons for biased risk perceptions. Nat. Chem. 11, 1071–1072 (2019).

4. Saleh, R., Bearth, A. & Siegrist, M. "Chemophobia" Today: Consumers' Knowledge and Perceptions of Chemicals. Risk Anal. 39, 2668–2682 (2019).

5. @macro.nano.lab. Reel: Por que espalhar o medo da Química? 11086 views https://www.instagram.com/tv/CbQwnyPlQix/ (2022).

6. Robson, D. Chemonoia: the fear blinding our minds to real dangers. BBC https://www.bbc.com/future/article/20160225-chemonoia-the-fear-blinding-our-minds-to-real-dangers#:~:text=Many people have a strong,may be damaging their health.&text=If you were paranoid%2C you,damaged our sense of reason. (2016).

7. Pollett, S. & Rivers, C. Social Media and the New World of Scientific Communication During the COVID-19 Pandemic. Clin. Infect. Dis. 71, 2184–2186 (2020).

8. @macro.nano.lab. Vacina é suficiente para barrar a pandemia? 456 likes https://www.instagram.com/p/CKpT4pcl9Vj/?igshid=NmR3aHpkbGNwZ28= (2021).

9. @macro.nano.lab. Como funcionam as vacinas? https://www.instagram.com/p/CKZ6Zk8FBsh/?igshid=OGVrNmt6NnQwcDhs (2021).

10. @macro.nano.lab. 'Prevenir é melhor que remediar.' Será? https://www.instagram.com/p/CKPe4lgFxf6/?igshid=dmczZ2xzajdueDhx (2021).

11. @macro.nano.lab & Dias, L. C. Live sobre Vacinas com Prof. Luiz Carlos Dias da UNICAMP. https://www.instagram.com/tv/CKAP2bmFgSI/?igshid=MTkydXVqYmV5cm45aQ== (2021).

12. @macro.nano.lab. Acabou o álcool em gel no mercado. O que eu posso fazer? 158.228 likes https://www.instagram.com/p/B9w4L7_gBIs/?igshid=MWQ0dWQwdDZ4cjhlNg== (2020).

13. UNESCO. #EDUCASTEM2030. Iniciativa UNESCO de mobilização e advocacy pela educação para meninas e mulheres nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática no Brasil https://www.unesco.org/pt/articles/educastem2030 (2022).

14. Azoulay, A. Message from Director-General of UNESCO on the occasion of the International Day of Women and Girls in Science. UNESCO https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000384428 (2023).

15. UN-Women. In focus: International Day of Women and Girls in Science. ONU https://www.unwomen.org/en/news-stories/in-focus/2022/02/in-focus-international-day-of-women-and-girls-in-science (2022).

16. Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. UNESCO https://www.unesco.org/pt/days/women-girls-science (2023).

17. ONU. Resolution 70/212. International Day of Women and Girls in Science. Gen. Assem. United Nations 70/212, (2015).



Fonte: Profª Ana M. Percebom (PUC-Rio)



Contador de visitas
Visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299