Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1621 - 19/09/2024




DESTAQUE

Um sucesso retumbante!


Aproveitando a menção ao nosso Hino Nacional, o XXI-Brazilian Meeting on Inorganic Chemistry e seus eventos paralelos, o X-Brazilian Meeting on Rare Earths e o III-Workshop on Theoretical Bioinorganic Chemistry, representaram a essência da palavra "retumbante", ou seja, um estrondoso, sonoro, ressonante sucesso. O Comitê Científico foi encabeçado pela Profa. Maria Helena Araujo (chair, UFMG) e pelo Prof. Luiz Antônio S. Costa (co-chair, UFJF) e a organização local conduzido pelas hábeis mãos da presidenta da Comissão Organizadora, Profa. Heveline Silva (UFMG). A equipe foi constituída por outras(os) professoras(es) do DQ-UFMG e por seus alunos que trabalharam incansavelmente antes, e especialmente, durante o evento para entregar algo acima das expectativas, como foi relatado por muitos.

Prof. Luiz Antônio Sodré (UFJF, co-chair), Profª Maria Helena Araujo (UFMG, chair) e Profª. Heveline Silva (UFMG, presidente da Comissão Organizadora)

Prof. Rossimiriam Freitas (UFMG, presidenta da SBQ) na sessão de abertura

Em números, o XXI-BMIC teve 590 inscritos com participação expressiva dos estudantes de graduação (21,4% do total de inscritos) e de pós-graduação (36,8%); professores/pesquisadores foram responsáveis por 37,3% das inscrições. Esses números mostram que trazer o BMIC para um campus universitário foi congregador e muito importante no sentido de fazer com que os estudantes, em seus diversos níveis, interagissem fortemente com as pesquisas ali divulgadas. Tivemos a participação de 45 estrangeiros, entre eles também diversos alunos do Uruguai, Argentina e Chile.

Foto oficial do evento

A programação se iniciou com o Workshop de química teórica bioinogânica que contou com 4 palestrantes de alto nível e um número de participantes também surpreendente, desta vez 113 participantes; nada mal para um Workshop que antecede a abertura oficial do evento. Na sua terceira edição, o WTBC vai se consolidando e atingindo o seu objetivo original, fazer com que químicos experimentalistas conheçam um pouco mais sobre a potencialidade de um trabalho computacional.

Logo depois tivemos a abertura oficial do BMIC e a brilhante palestra do Prof. Frank Osterloh (UC Davies), sobre materiais inorgânicos aplicados à conversão de energia solar. Todos perceberam ali o que seria o BMIC em termos de discussão científica. Em seguida, a festa de abertura deu um toque especial àquela noite.

Prof. Frank Osterloh (UC Davies)

Na sexta-feira, o dia começou com os 3 minicursos previstos, do Prof. Roberto Faria (UFRJ) sobre termos espectroscópicos e acoplamentos (química inorgânica na sua raiz!), um outro sobre o uso do Sci-finder e estratégias para publicar o seu artigo, ministrado pela ACS e um outro com parte prática, de representantes da Horiba, sobre espectroscopia simultânea de absorção e fluorescências. Todos os minicursos tiveram um número expressivo de participantes acompanhando até o último dia. Além disso, o dia foi recheado de atrações científicas que envolviam diversas áreas da química inorgânica, com contribuições de pesquisadores nacionais e internacionais, de diversos lugares do mundo todo.

Uma atividade de grande destaque na sexta-feira foi a sessão especial do BWIC – Brazilian Women in Inorganic Chemistry. Uma verdadeira homenagem à todas as mulheres que contribuem para o desenvolvimento da ciência com pesquisas de altíssimo nível e, que lutam diariamente pelo reconhecimento e respeito da comunidade, ou seja, pela tão sonhada igualdade de gênero. Depois de uma calorosa discussão todas as mulheres que estavam no auditório receberam uma placa de reconhecimento e fizeram uma belíssima foto.

O destaque do sábado de manhã ficou por conta da sessão Triple Hélice entre representantes do Governo, indústria e Universidade com o tema "Exploration and Regulation of Rare Earth Elements or Critical Materials in Brazil and Around the World".

No domingo, além das Lectures inspiradoras, tivemos uma tarde incrível com várias homenagens: começamos com a segunda edição do prêmio da DQI-SBQ/RSC Early-Career Awards, recebido pelo Prof. Antônio Otávio de Toledo Patrocínio (UFU), que recebeu o prêmio e fez uma palestra contando um pouco da sua jornada. Logo depois, o Prof. Nicholas Farrell (VCU, EUA) fez a palestra de encerramento e foi em seguida homenageado por conta de sua recente aposentadoria. O Prof. Nick, como é carinhosamente chamado, teve um papel muito importante na formação de muitos químicos inorgânicos brasileiros, no DQ-UFMG e depois nos EUA, e teve (e ainda tem) importantes colaborações com diversos grupos brasileiros. Por fim, a tradicional entrega de medalhas da DQI-SBQ, a medalha Ícaro Moreira outorgada a Profa. Jaísa Fernandes Soares (UFPR) e a medalha Eduardo Vichi que foi outorgada aos Profs. Hermi Felinto de Brito (USP) e Heloísa de Oliveira Beraldo (UFMG). Sem dúvida, um momento máximo de reconhecimento e de grande felicidade para os membros da DQI, dada a importância dessas medalhas para nós.

Além de tudo isso, o BMIC ainda teve shorts presentations, as emocionantes flash presentations e as tradicionais sessões de posters. Cabe mencionar que pela primeira vez fizemos uma votação por QR code, logo após o encerramento de cada sessão de flash presentation, para escolher a melhor flash, algo que causou grande surpresa e muita agitação da galera! Com um grande número de trabalhos submetidos (423) as sessões de posters foram divididas em 3 dias e vários posters foram selecionados para receberem menções honrosas, vouchers da RSC e os prêmios oficiais do BMIC, totalizando 24 prêmios.

Após o encerramento, conduzido pela nossa chair, Profa. Maria Helena, tivemos ainda a tradicional assembleia da DQI e, depois, um coquetel de encerramento com buffet de comida mineira e DJ.

Nada mal para o "melhor BMIC de todos os tempos" como ouvimos de várias pessoas.


Fonte: Prof. Luiz Antônio S. Costa (co-chair do evento, UFJF), Divisão de Inorgânica da SBQ



Contador de visitas
Visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299