DESTAQUE
Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas
|
Em 2025, comemoraremos o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas (IYQ), escolhido pela ONU em homenagem ao centenário de um dos momentos mais revolucionários da ciência moderna: o início da mecânica quântica. A escolha da data, em referência ao trabalho de Werner Heisenberg em 1925, marca a consolidação de um campo que mudou nossa compreensão do universo em níveis subatômicos.
A iniciativa conjunta de organizações como a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), União Internacional de Cristalografia (IUCr) e União Internacional de História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (IUHPST), em parceria com o Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e diversos países, reconhece a importância das ciências quânticas não apenas no campo teórico, mas também nas suas inúmeras aplicações tecnológicas que impactam diretamente o cotidiano moderno.
Entre algumas aplicações encontram-se os materiais semicondutores, que operam dentro dos princípios da mecânica quântica e compoem nossos computadores e smartphones. Na área da medicina de diagnóstico, podemos ressaltar a técnica de ressonância magnética nuclear de imagem (MRI), que usa os princípios da física quântica para gerar imagens do interior do corpo humano através dos campos magnéticos dos átomos que compoem nossos tecidos e orgãos.
As promissoras tecnologias quânticas continuarão a moldar o século XXI, abrindo novas fronteiras na computação, cibersegurança e nanotecnologia. O IYQ-2025 será uma oportunidade única para envolver o público, especialmente os jovens, mostrando como a quântica está cada vez mais presente em suas vidas e como essa ciência está impulsionando o futuro.
A coluna mensal "Aqui tem quântica", prevista para durar até o fim de 2025, será um importante espaço de divulgação, permitindo que mais pessoas conheçam as aplicações e impactos das ciências quânticas. Incentivar contribuições para essa editoria é uma excelente forma de difundir o conhecimento científico e envolver diferentes públicos na celebração. Participe!
Fonte: Profª Claudia Rezende da UFRJ, vice-presidenta da SBQ 2024-2026 e Representante da SBQ nas atividades do Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quânticas |
|
|