DESTAQUES
Um Nobel feliz
A presença de um ganhador do prêmio Nobel em um evento no Brasil é sempre um acontecimento que merece ser comemorado. Entretanto, no caso desse vencedor ser o Professor David MacMillan, laureado em 2021 com o Nobel de química por suas valiosas contribuições em organocatálise assimétrica, a ocasião se torna ainda mais grandiosa. Além de possuir uma mente brilhante, MacMillan é um verdadeiro espetáculo como pessoa. Sua presença no 19th Brazilian Meeting on Organic Chemistry, que aconteceu entre os dias 23 e 27 de setembro de 2024 no Hotel Dall´Onder em Bento Gonçalves-RS, foi um show à parte. Com uma palestra de abertura absolutamente primorosa com apresentação de resultados recentes do seu impressionante grupo de pesquisa na Universidade de Princeton, David escolheu os dez minutos finais de sua apresentação para hipnotizar os presentes na plateia com histórias muito engraçadas sobre como se sentiu ao ganhar o prêmio. Nascido na Escócia e aparentemente piadista nato, David explicou que, ao receber a notícia por mensagens no seu telefone quando ainda acordava, tinha certeza que se tratava de um trote, já que uma das pessoas em questão o chamava de McNillan. Não houve quem não risse de sua performance no palco imitando seus passos no dia da cerimônia de entrega do prêmio. Preso em um kilt (saia de lã em tecido xadrez, usada na Escócia em ocasiões especiais) no qual não havia sido cortada uma prega que une as duas pernas, ele foi receber o prêmio dando pequenos passos contidos para frente e para trás, com enorme dificuldade de movimentar-se. Ele também mostrou fotos ao ser recebido pelo Príncipe William no Palácio de Buckingham para ser nomeado Sir e falou de sua surpresa ao estar diante do "cara que aparece na TV", que aliás lhe perguntou se ele salvaria o mundo trabalhando com micro plásticos (ãhn?). Há também a história hilária de terem pedido uma foto dele quando ainda bebê para ser colocada no site onde é contada a vida de todos os laureados e de que, como ele não a tinha, pediu para a sua irmã. Segundo ele, a irmã fez uma brincadeira (parece que o bom humor é uma característica familiar) e enviou, sem que ele soubesse, uma foto dela ainda bebê e assim, a foto que consta na página é na verdade da própria irmã! Em uma ocasião durante o congresso tive a oportunidade de perguntar à sua simpática esposa Jean Kim se ele seria engraçado assim também em casa, no que ela me responde "sim, ele me faz rir muitas e muitas vezes".
|
Jean Kim, Rossimiriam Freitas e David MacMillan
|
Durante todo o evento, MacMillan circulou em todas as atividades. Creio não haver um só aluno ou um só pesquisador que não tenha tirado uma foto com o Prêmio Nobel 2021 para colocar em sua rede social. Amável, simpático, sociável, humano, falou de sua alegria de vir ao Brasil. É a quarta vez que isso acontece (a segunda como laureado). Sua primeira visita foi em 2007, também em um Brazilian Meeting on Organic Synthesis, realizado em Itapema - SC. MacMillan mostrou foto dessa época em sua palestra, jogando futebol com jovens alunos, alguns dos quais se tornaram lideranças na síntese orgânica no país, como o Professor Giovanni Amarante, ex diretor da Divisão de Química Orgânica (DQO) da SBQ. Após essa sua primeira vinda ao Brasil, jovens doutores que também teriam importante papel na síntese orgânica no país, como a atual vice-diretora da DQO, professora Fernanda Gadini, tiveram a oportunidade de trabalhar em Princeton no "MacMillan group". Em Bento Gonçalves, David visitou vinícolas e brincou que, ao receber o convite e saber que havia futebol, vinho e amigos, aceitou sem hesitar.
O 19th Brazilian Meeting on Organic Synthesis foi um sucesso de execução. Tendo como chair o Professor Paulo Schneider, ex-vice diretor da DQO e os Professores Diogo Seibert Ludtke e Angélica Venturini atuando firmemente na organização, o congresso permitiu aos participantes viverem dias intensos de ciência de altíssima qualidade (palestras, sessão de posters, networking). Além disso, o evento teve momentos emocionantes (como a entrega do BMOS Award, que premiou os respeitados professores Antônio Braga, Arlene Corrêa, Ronaldo Pilli e Vitor Ferreira,) e uma imensa programação social diária, o que permitiu a todos nós o registro de momentos que ficarão para sempre em nossas lembranças. E o mais inspirador de toda essa experiência é saber que todos nós, mas especialmente os alunos, saem desse tipo de congresso bastante impressionados e felizes. E que é isso que constrói o nosso futuro.
|
Rossimiriam Freitas e David MacMillan
|
Fonte: Rossimiriam Freitas, UFMG, presidenta da SBQ
|