DESTAQUES
A Comunicação nas Redes Sociais mudou!
|
Vocês devem ter percebido que a comunicação nas redes da SBQ mudou né? A Sociedade Brasileira de Química agora tem uma gestão mais profissional nessa área. O Instituto Sua Ciência (ISC) é uma organização sem fins lucrativos com objetivos de fazer comunicação pública da ciência e captar recursos para financiar cientistas no brasil. Um dos serviços prestados por nós, é a gestão de comunicação para eventos científicos, cientistas e sociedades científicas.
O ISC foi idealizado e cofundado por uma associada da SBQ, a Profa. Juliana Fedoce Lopes da UNIFEI. com vários pesquisadores na área de química na equipe será um prazer realizar esse trabalho junto com a SBQ.
Em uma era onde a informação se propaga rapidamente, a comunicação nas redes sociais emergiu como uma ferramenta essencial para diversas organizações, incluindo as sociedades científicas. Utilizar as redes sociais de maneira estratégica pode não apenas aumentar a visibilidade dessas entidades, mas também fortalecer o senso de comunidade entre seus membros e o público em geral.
É irreversível! As redes sociais facilitam a conexão entre pesquisadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas e regiões. Por meio dessas plataformas, compartilhamos experiências, discutimos ideias e até iniciamos colaborações.
As redes sociais são, por natureza, acessíveis e inclusivas. Elas permitem que sociedades científicas atinjam um público mais amplo e diversificado. Publicar conteúdos relevantes, como artigos, descobertas científicas, eventos e discussões em tempo real, mantém os membros informados e engajados. Além disso, a interação direta com seguidores por meio de comentários, enquetes e sessões de perguntas e respostas pode fomentar um ambiente colaborativo e dinâmico.
Por meio dessas mídias é muito mais eficiente e atraente destacar e celebrar as contribuições de pesquisadores com maior diversidade o que pode inspirar novas pessoas à química e isso é fundamental para o desenvolvimento de uma SBQ mais robusta e representativa.
Precisamos pontuar que, embora as redes sociais ofereçam várias oportunidades, também apresentam desafios. A disseminação de informações deve ser realizada de maneira responsável, garantindo a veracidade e a credibilidade dos conteúdos compartilhados. Dessa forma sociedades científicas como a SBQ precisam estar com presença ativa nas redes, sendo porta-vozes do conhecimento científico, e serem fontes de resposta a informações incorretas ou enganosas que possam circular nas plataformas digitais.
Fortalecer a comunicação nas redes sociais é uma ferramenta poderosa para aumentar o senso de comunidade na nossa SBQ. Pretendemos desenvolver estratégias para conhecer mais as pessoas que nos seguem, e fortalecer os laços entre seus membros, ampliando o impacto e relevância da SBQ na vida dessas pessoas. Em um mundo cada vez mais conectado ao digital, a capacidade de comunicar e engajar através das redes sociais é fundamental, também, para o avanço e a popularização da química no nosso país. Vem com a gente?
Não deixe de seguir a SBQ nas mídias:
Instagram: @sbquimica
Facebook: www.facebook.com/sociedadebrasileiraquimica
Linkedin: www.linkedin.com/company/sbquimica
Fonte: Juliana Fedoce Lopes, Presidente do Instituto Sua Ciência, Professora na UNIFEI
|