DESTAQUES
Comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ coordena workshop histórico no 21º Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA) e 9º Congresso Ibero Americano de Química Analítica (CIAQA)
Nos últimos dias de 15 a 18 de setembro de 2024 ocorreu a 21ª edição do Encontro Nacional de Química Analítica (ENQA)/9º Congresso Ibero-Americano de Química Analítica (CIAQA) na cidade de Belém do Pará.
E foi dentro dessa programação que pela primeira vez o Comitê de Jovens Pesquisadores da SBQ (JPSBQ) coordena um workshop. Com tema: A Química Analítica no Brasil, o papel dos jovens pesquisadores, discutiu-se como os jovens pesquisadores podem contribuir efetivamente para o desenvolvimento da química analítica, assim como, os desafios inerentes à jovens professores.
O encontro foi coordenado pelo Prof. Dr. Luan Fonseca, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e coordenador do JPSBQ e a Profa. Dra. Jussiane Souza da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e membra do comitê.
|
Workshop do JP-SBQ em Belém
|
A mesa de convidados foi composta por representantes de cada uma das regiões do Brasil o que também mostrou as diferenças causadas pelas assimetrias regionais. Representando a coordenação de área da química na CAPES a Profa. Dra. Clésia Nascentes da UFMG discutiu sobre a função da pós-graduação no Brasil, os cenários presentes e futuros frente ao fim de um quadriênio e início de outro e como jovens pesquisadores podem atuar efetivamente na construção do sistema nacional de Pós-Graduação.
Representando o Centro Oeste, O prof. Dr. Paulo Tarso Garcia da Universidade Federal de Jataí (UFJ) discutiu sobre como realizar pesquisa na região focada em sensores portáteis. Profa. Dra. Daiane Dias da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) trouxe discussões pertinentes sobre a pesquisa no extremo sul do Brasil e sua experiência em um post-doc no exterior. O representante do nordeste, Prof. André Henrique Barbosa da Universidade Federal do Ceará (UFC), falou sobre a pesquisa voltada a análise de óleo proveniente de desastres ambientais, as dificuldades envolvidas nessa pesquisa e a importância das parcerias para construção de carreira. Por fim, a Prof. Franciele da Rocha da Universidade Federal de Roraima (UFRR) falou sobre a pesquisa em química analítica no extremo norte do Brasil, onde os problemas de distanciamento são reais e necessários de serem transpostos, com distâncias em torno de 700 km do centro de pesquisa mais próximo além da universidade, além disso, trouxe para discussão a importância de financiamento para esses centros.
Após as apresentações houve uma rodada extremamente proveitosa de perguntas e respostas, onde pode-se discutir diversos temas importantes para jovens cientistas como desenvolvimento de carreira, importância de parcerias, necessidades de financiamento específicos, solidariedade dos pares e busca de mais espaços de discussões.
Foi com grande honra que o JPSBQ construiu e executou esse momento em um dos maiores eventos de química do país, prazer ainda maior de ver a sala lotada do início ao fim das mais de 2h de discussões (tivemos mais de 80 participantes). E buscamos que outros eventos possam abrir suas programações para esses temas sabendo que sempre podem contar com o comitê para organização dessas discussões.
O Comitê agradece o comitê organizador do ENQA/CIAQA em nome da Profa. Dra. Kelly Dantas que esteve sempre disposta a nos ajudar e foi essencial para que o workshop ocorresse. Além disso, agradecemos a todos aqueles que participaram das discussões e dos convidados que puderam compartilhar um pouco de ciência e de experiência para que possamos inspirar a próxima geração de químicos e químicas analíticas.
Fonte: Prof. Luan Fonseca, Coordenador da JP-SBQ – UECE
|