ONDE ELAS ESTÃO?
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Kátia Regina de Souza, do Instituto Militar de Engenharia, PPGQ/IME, Rio de Janeiro.
Nome: Kátia Regina de Souza
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 10 anos
Onde faz ciência: Nos laboratórios do Programa de Pós-graduação em Química no Instituto Militar de Engenharia, PPGQ/IME, Rio de Janeiro
Um(a) cientista: Lucia Gorenstin Appel por sua visão do todo na pesquisa e por ser uma grande incentivadora.
Uma molécula/reação: Não é uma molécula ou reação, mas sim o processo que proporcionará uma melhora na qualidade dos corpos hídricos, principalmente nas regiões isoladas da Amazônia
Maior conquista na carreira até o momento: através do trabalho, inspirar meus alunos de graduação e pós-graduação a buscarem sempre o seu melhor. O carinho que recebo deles funciona como um bálsamo frente as dificuldades enfrentadas no dia-a-dia.
Maior desafio na carreira: Ainda não ter conseguido aprovar um projeto em agências de fomento
Onde quer chegar: Conseguir entregar à sociedade um produto de impacto para melhoria da água consumida nas regiões isoladas.
O que não pode faltar no laboratório: Companheirismo, comprometimento, paciência, respeito, mentes aguçadas e inquietas, verba.
Congresso que mais frequenta: Reunião Anual da SBQ
Nas horas vagas...: Estar com a família e amigos, beber cerveja, bom papo, ou seja, adoro o ócio
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): Na raça, Maria Luíza Filqueiras
Relação com a SBQ: Comecei a frequentar por conta da pós-graduação, é um excelente congresso para estabelecer parcerias e ver no que a comunidade está focada
Uma frase: Acredite em você, faça sempre seu melhor. O que os outros pensam e falam não refletem o que você é, e sim, o que eles acham que você deveria ser.
Instagram: katiaregina29
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|