Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1625 - 17/10/2024




DESTAQUES

AGORA, MAIS DO QUE NUNCA, É A VEZ DELAS!


No mês de setembro o MCTI, em conjunto com o CNPq, divulgou o resultado preliminar de um dos editais mais importantes deste ano, o edital 31/2023, Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, e dentro dos diversos projetos aprovados destacamos dois que utilizam a Nanociência e a Nanotecnologia como ferramenta para empoderar meninas e mulheres na sociedade.

O projeto multidisciplinar Emponderando Meninas em STEM: Nanotecnologia para a Captura e Conversão de CO2, coordenado pela Professora Drª Célia Machado Ronconi da Universidade Federal Fluminense (sócia ativa da SBQ), conta com uma grande e poderosa equipe de diferentes instituições do estado do Rio de Janeiro e da cidade do Recife, apresenta como estratégia principal utilizar todo o espectro que envolve a Captura e Conversão de CO2 juntamente com a Nanociência para capacitar e empoderar meninas de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Utilizando experimentos em laboratório, palestras com pesquisadoras de diferentes áreas e até mesmo elaboração de feiras de ciência em escolas públicas o projeto visa não só trazer as meninas para a área de STEM, mas também capacitá-las e mostrar que existem diferentes formas de alcançar outros patamares sociais e profissionais.

Com mais de 80 pesquisadoras, a Rede Nacional de Mulheres na Nanociência: Conhecimento e Inovação para Cientistas e Profissionais do Futuro, cuja coordenação está a cargo da Professora e Vice-Reitora da Universidade Franciscana, Profa Dra Solange Binotto Fagan, foi outro projeto aprovado que busca criar uma rede nacional multidisciplinar que de forma semelhante ao anterior, utiliza a Nanociência e a Nanotecnologia como ferramenta para alavancar social, cultural e profissionalmente meninas e mulheres em situação vulnerável. Com uma equipe interdisciplinar que conta com pesquisadoras de diversas áreas e empresárias, este projeto busca ainda mostrar que a ciência e a tecnologia são formas positivas para conectar as novas gerações ao mundo, lapidando todos os jovens, sejam eles meninas ou meninos, para torná-los mais sociáveis e melhor preparados para enfrentar os desafios diários em diferentes áreas, seja no seu meio social ou profissional. Esse projeto conta com vários membros da comunidade da SBQ.

Ambas as coordenadoras descrevem o papel da Química e da Nanociência de forma similar em seus projetos, destacando-a como uma ferramenta importante e visual, como as mudanças de cores, variações de temperatura, mudança de propriedades, provenientes da diminuição do tamanho dos materiais, fazendo com que o expectador realmente veja ou sinta o poder da Nanociência em suas mãos, desmistificando ainda mais o papel do cientista perante a sociedade.

Dessa forma, e sem dúvida nenhuma, este é realmente um dos editais mais importantes já elaborados pelo MCTI/CNPq, pois através dele, as pesquisadoras poderão utilizar todo o seu poderio de conhecimento acadêmico, social e cultural, como uma bússola que guiará essas meninas e mulheres muitas vezes em situação vulnerável, para uma nova posição social e cultural.


Fonte: Divisão de Química de Materiais da SBQ



Contador de visitas
Visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299