Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1626 - 24/10/2024




DESTAQUES

Tabela Periódica sem Muros


A tabela periódica é, sem sombra de dúvida, o mais importante referencial visual da química. A figura do conjunto de átomos, sua distribuição, cores por agrupamentos e dados químicos, remete qualquer cidadão ao redor do mundo a pensar imediatamente na química e seus fascínios. Sua disposição sistemática dos elementos químicos, ordenados por seus pesos atômicos, configurações eletrônicas e recorrência das propriedades periódicas é um dos ícones da criação humana e de nossa relação com o Universo e os elementos que o compõe. Coube ao químico russo Dmitri Mendeleev confeccionar a primeira versão amplamente conhecida em 1869. Baseada nas tendências dos elementos até então conhecidos, serviu de base para a descoberta e predição dos elementos ainda não descobertos.

Com toda essa importância, a Sociedade Brasileira de Química resolveu apostar no uso da imagem da tabela periódica como uma forma de divulgação científica e aproximação com a comunidade universitária, e mesmo com a população em geral. Com concepção e organização do sócio Mauricio Moraes Victor (UFBA), foi criado o projeto "Tabela Periódica sem Muros", com a criação de um arquivo que permite a impressão (o termo técnico é sublimação) da tabela periódica em azulejos. Concebida de forma colorida e com visual agradável, a tabela periódica contém as informações científicas de praxe, com fonte na tabela periódica da própria SBQ, e imagens lúdicas do emprego de cada elemento em produtos e serviços do nosso dia a dia (fonte da Creativecommons, de uso livre).

Com o projeto organizado, buscaram-se apoios para a execução do projeto. A primeira ação foi a criação de um fundo coletivo de financiamento entre os professores do Instituto de Química da UFBA, como forma a custear a impressão dos 45 azulejos necessários para a tabela periódica. Essa etapa contou com o fundamental apoio da secretaria regional da SBQ na Bahia. Com o orçamento garantido, buscaram-se os apoios necessários dentro da Universidade. A Direção do Instituto de Química da UFBA (prof. Martins Cerqueira) prontamente acolheu e tornou-se parte ativa na execução do projeto, sendo intermediária nos contatos com a prefeitura universitária (SUMAI) para a preparação de uma parede externa em frente ao IQ, para dar maior visibilidade ao projeto. Em seguida, como forma a unir ciência e arte, buscou-se o apoio da Escola de Belas Artes, na pessoa do professor Nadson Portugal, para a criação de um mosaico artístico com azulejos, para emoldurar, embelezar e promover a simbiose entre áreas tão importantes da civilização humana.

A união de tantas mãos não poderia ter final diferente. Dia 10 de outubro, em solenidade na rua em frente ao IQ da UFBA, foi inaugurada a primeira tabela periódica em azulejos do projeto. Com a presença do reitor da UFBA, Paulo Miguez, do diretor do IQ, Martins Cerqueira, do diretor da EBA, Paulo Roberto Oliveira, do artista Nadson Portugal, do representante da SUMAI, Magno Fernandes, e do idealizador do projeto, Mauricio Victor, foi entregue à comunidade o mural artístico com a tabela periódica. O sucesso já vinha sendo sentido mesmo antes da inauguração, pois o local já virou ponto de parada, contemplação, leitura e tirada de selfies do campus, o que comprova o acerto do projeto e do comprometimento da SBQ e de todos os envolvidos na ação de divulgação da ciência.

Por fim, o projeto foi concebido de forma a poder ser replicado, com pequenas alterações no arquivo original, em qualquer local que se disponha a ter sua própria tabela periódica em azulejos. Os custos estão longe de ser proibitivos, e o arquivo e a ajuda do professor Mauricio Victor estão à disposição de quem queira divulgar mais essa ação da SBQ.


Fonte: Victor Mota (ASCOM/UFBA)



Contador de visitas
Visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299