DESTAQUE
Lucia Mascaro assume a coordenação da PubliSBQ
A professora Lucia Helena Mascaro (UFSCar) está assumindo a coordenação da PubliSBQ em substituição ao professor Paulo Cezar Vieira (FCFRP-USP). Seu nome foi aprovado pela Diretoria e Conselho, e ela já está se reunindo com editores das publicações para tomar pé da situação. Sob o guarda-chuva da PubliSBQ estão as revistas científicas da SBQ: Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS), Revista Virtual de Química (RvQ) e Química Nova; os portais: Química Nova na Escola, Química Nova Interativa e Quid+; a editora de livros EditSBQ; e este Boletim Eletrônico.
"É um desafio muito grande, mas são justamente os novos desafios que fazem a carreira da gente ser tão interessante", afirma a docente, que é sócia da SBQ desde 1990, quando participou de sua primeira RASBQ. Entre 2013 e 2014, ela atuou como diretora da Divisão de Eletroquímica. "Conversei com alguns colegas de departamento, que me disseram que seria uma contribuição importante que eu poderia dar à SBQ, em um momento da minha carreira em que já superei outros grandes desafios, como a troca de instituição (da UFPR para a UFSCar), montar grupo de pesquisa, e conseguir projetos."
|
Lucia Helena Mascaro (UFSCar): "Temos que mostrar a importância das nossas publicações para a pós-graduação no Brasil, não somente em ambientes acadêmicos, mas também para empresas e governo, incluindo a CAPES"
|
A professora Mascaro conhece bem a Química Nova, da qual é editora associada. Na gestão da PubliSBQ, para dar sequência ao brilhante trabalho realizado pelo professor Vieira, ela terá a assessoria do recém constituído "Comitê para Comunicação Direta", formado pelos professores Claudia Rezende (UFRJ), Silvio Cunha (UFBA), Aldo Zarbin (UFPR) e Fernando de Carvalho da Silva (UFF). "É um escopo de trabalho bem amplo, pois cada revista tem sua identidade, seu objetivo e um público diferente. Então tenho que ter uma visão geral do todo", observa. "Além de ouvir os editores, também é preciso os anseios da comunidade química."
Alguns pontos já detectados em suas primeiras conversas são a questão do tempo de publicação depois do aceite e a flexibilidade de submissão entre as várias publicações da SBQ. "Temos que sensibilizar os revisores para que possamos diminuir o tempo que leva até que um artigo aprovado esteja publicado online. E queremos implementar um sistema de transferência de artigos, entre nossos títulos, sem a necessidade do autor fazer uma segunda submissão. Editoras como a Elsevier já fazem isso", assinala.
Outro ponto de atenção para a professora Mascaro é o financiamento das publicações. Todas estão com as finanças em dia, porém será necessário buscar recursos para implementar algumas mudanças. "Temos que mostrar a importância das nossas publicações para a pós-graduação no Brasil, não somente em ambientes acadêmicos, mas também para empresas e governo, incluindo a CAPES", relata.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|