DESTAQUES
CAPES anuncia a substituição do QUALIS por classificação de artigos científicos na Avaliação 2025-2028
|
No início de outubro, o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) da CAPES divulgou as diretrizes para a elaboração dos documentos das áreas e das fichas de avaliação para o ciclo 2025-2028. A nova proposta causou surpresa na comunidade acadêmica ao reformular a sistemática de classificação dos periódicos, destacando-se a mudança de um modelo focado na qualidade das revistas para um novo formato centrado nos artigos científicos.
A Revista Pesquisa FAPESP1 destacou que a nova abordagem da CAPES busca uma avaliação mais abrangente e orientada pela relevância dos artigos publicados. Três procedimentos distintos foram definidos para a avaliação da produção científica, permitindo sua combinação conforme as particularidades de cada área do conhecimento:
1. Qualidade do Periódico: Avaliação baseada em indicadores bibliométricos, como o percentil2 e o fator de impacto3 das revistas.
2. Indicadores do Artigo: Foco nos indicadores do desempenho individual dos artigos, como o número de citações e possivelmente outros índices, como o Field-Weighted Citation Impact (FWCI)4.
3. Análise Qualitativa dos Artigos: Avaliação da importância e impacto na sociedade das publicações, considerando seu uso em patentes, políticas públicas, metodologias aplicadas em laboratórios, entre outros.
O Boletim/SBQ entrevistou os professores Valdir F. da Veiga Jr. (IME) e Clésia C. Nascentes (UFMG), Coordenador e Coordenadora adjunta para Programas Acadêmicos da área de Química, respectivamente, para entender como essas mudanças impactarão a área. Ambos destacaram que, nos últimos ciclos de avaliação, a área de Química já vinha se empenhando em desenvolver métricas que refletissem a qualidade da produção científica, incluindo recentemente parâmetros voltados para o impacto social da pesquisa.
Segundo os professores, no primeiro procedimento da nova diretriz, continuarão a ser usados o percentil e o fator de impacto dos periódicos em que os artigos são publicados. No segundo procedimento, além das citações, novos indicadores como o FWCI4 devem ser incorporados. O terceiro procedimento, por sua vez, é uma análise qualitativa das publicações. Na Química, alguns artigos podem se tornar referências para metodologias de laboratórios de empresas ou de órgãos públicos (Fiocruz, MAPA, EMBRAPA, ANP, entre outros), servir de base para patentes licenciadas ou até orientar políticas públicas. Desta forma os Programas de Pós-Graduação (PPGs) deverão indicar suas publicações de maior impacto.
Valdir e Clésia ressaltaram que a avaliação será alinhada aos objetivos e vocações definidos por cada PPG, que orientarão a análise da produção científica e de seu impacto. A mudança na classificação dos artigos foi bem recebida por coordenadores de diferentes áreas, conforme indicado pela Revista Pesquisa FAPESP.1 Ainda que algumas preocupações tenham sido levantadas por veículos como a própria Pesquisa FAPESP e JC Notícia5, essas questões parecem ter pouco impacto direto sobre a área de Química.
Espera-se que o novo modelo contribua para consolidar e ampliar a evolução da avaliação na área de Química, que já incorporava aspectos qualitativos e de impacto na sociedade. O detalhamento das novas fichas de avaliação e dos documentos de área está em fase de elaboração e deverá ser publicado oficialmente pela CAPES em março de 2025.
1https://revistapesquisa.fapesp.br/qualis-periodicos-sera-substituido-por-classificacao-com-foco-nos-artigos/
2Em plataformas como Scopus e Web of Science, o percentil é usado para avaliar o impacto de uma publicação em comparação com outras da mesma área, tipo de documento e ano.
3O Fator de Impacto (FI) é uma métrica usada para medir a relevância e o impacto de periódicos científicos. Ele foi introduzido pelo Institute for Scientific Information (ISI) e é atualmente calculado pela Clarivate Analytics por meio do Journal Citation Reports (JCR), uma base associada ao Web of Science.
4FWCI – Field-Weighted Citation Impact – compara o número de citações que uma publicação recebeu com o impacto médio de citações de publicações similares no mesmo campo, ano e tipo de documento.
5https://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/9-qualis-periodicos-sera-substituido-por-classificacao-com-foco-nos-artigos/#
Fonte: Prof. Hélio A. Duarte (UFMG), membro do conselho consultivo da SBQ
|
|