Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1628 - 07/11/2024




DESTAQUES

Aqui tem SBQ: A história do Boletim da SBQ


Versão impressa do Boletim Eletrônico da SBQ que era enviado pelo correio

Tudo começou em 1982, quando era Secretário Geral da SBQ o Prof. Etelvino Bechara e eu era 1º Secretário. Tivemos a ideia de cria-lo em uma reunião de Diretoria e o chamamos de "Boletim da SBQ". O Boletim seria bimestral e o 1º Secretário seria o editor. Ficou então a meu cargo começar a edição do Boletim da SBQ. Não me lembro a época exata de 1982 quando saiu o primeiro exemplar. Como era então produzido Boletim na era pré-internet? As notícias chegavam por comunicação oral entre os colegas, pelo telefone ou pelo correio. Eram avisos sobre encontros, reuniões regionais, editais e assuntos gerais. Em Campinas, SP, eu compilava essas informações e datilografava os textos em uma máquina de escrever elétrica. Esses textos eram levados por mim a uma gráfica localizada no centro de Campinas e eram impressos no formato do Boletim em papel tamanho A4 frente e verso, preto e branco. Esse processo levava alguns dias e tinha um custo relativamente baixo. O dono da gráfica me ligava quando ficava pronto. Eu ia buscar e tinha que despachar para a sede da SBQ no IQ da USP em São Paulo. Ou enviava o pacote pelo correio, ou então algum colega o levava em mãos. Quando o pacote chegava na secretaria da SBQ, a nossa secretária executiva (Dirce) decidia como enviar os exemplares do Boletim para os sócios. Era uma questão de custos. Se estava próximo da época de enviar os exemplares da Química Nova, então ela aguardava e enviava tudo junto pelo correio. Se não, os enviava pelo correio para todos os sócios. As notícias chegavam com um pouco de atraso, mas chegavam.


Versão impressa do Boletim Eletrônico da SBQ de 1997

Em março de 1984 abandonei a máquina de escrever e comecei a escrever os textos nos computadores recém adquiridos pelo IQ da Unicamp (conhecidos como "Itautreco"). No computador eu já conseguia compor as matérias, antes de levar para a gráfica. Em 1984 também começou a era da comunicação digital via rede, que viria a se chamar internet e e-mail. As notícias chegavam mais rápido, mas o processo de produção do Boletim continuou o mesmo pois a internet ainda não permitia o envio de grandes textos para os sócios da SBQ e poucos tinham acesso a ela. O Boletim foi produzido por mim em Campinas até 1988 na forma impressa, sendo ainda enviado pelo correio a partir da secretaria em São Paulo. Nesse ano ele passou a ser editado pela Profa. Helena Ferraz do IQ da USP. Com a rápida evolução dos computadores e da internet, a Profa. Helena aperfeiçoou e agilizou o processo de produção do Boletim, mas ele continuava a ser impresso em papel e enviado pelo correio para os sócios. Foi em 1996 que o Prof. Luiz Carlos Gomide assumiu a editoria do Boletim e um tempo depois começou e enviá-lo pela internet como um e-mail. Isso reduziu bastante os custos de produção do Boletim. Além disso, nessa época a grande maioria dos sócios já tinha acesso à internet e endereço institucional de e-mail. Depois disso o Boletim evoluiu rapidamente para a sua edição digital, chegando ao modelo que é utilizado hoje com bastante sucesso e penetração entre os sócios. Atualmente, mais de 8000 pessoas recebem o Boletim Eletrônico da SBQ por email, semanalmente!


Fonte: Prof. Marco Aurelio De Paoli da UNICAMP e ex-presidente da SBQ 1992-1994



Contador de visitas
Visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299