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Educadoras e Educadores Químicos participaram do Encontro Nacional de Ensino de Química
No período de 9 a 12 de setembro de 2024 ocorreu o XXII Encontro Nacional de Ensino de Química (XXII ENEQ), na cidade de Belém do Pará, Amazônia. Em seus quarenta e dois anos de história foi a primeira vez que o evento ocorreu no estado do Pará e apenas a segunda vez na região norte, seis anos após a XIX edição que ocorreu em Rio Branco, na Universidade Federal do Acre (UFAC). Em sua a vigésima segunda edição, o ENEQ foi realizado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA) e de seus programas de pós-graduação da área de Ensino de Ciências. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), com o apoio da Divisão de Ensino de Química da SBQ e o fomento do CNPQ, CAPES, Conselho Federal de Química e Conselho Regional de Química/ Região VI.
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O tema do XXII ENEQ, "O Ensino de Química na defesa de direitos e inclusão social: ações e propostas para o contexto brasileiro", foi definido a partir da necessidade de posicionamento e debate da comunidade de ensino de Química acerca do cenário de defesa e resgate de direitos sociais e ambientais e no campo de lutas em prol da educação pública em nosso país.
Os números do XXII ENEQ expressam a força da área de ensino de Química no Brasil, com 1.071 submissões avaliadas pela comissão científica do evento, composta por 155 pesquisadoras e pesquisadores da área. Ao todo foram 962 trabalhos aprovados, sendo 623 na modalidade relato de pesquisa, 318 relatos de experiência docente e 130 trabalhos submetidos como produção de material didático. A modalidade relato de experiência docente voltou a fazer parte do ENEQ em 2024, como possibilidade de incentivo para maior aproximação de docentes da Educação Básica com o referido evento, considerando que este é um de seus principais objetivos.
Em relação ao número de inscrições, foram 1.136 pessoas inscritas, das quais 657 são estudantes, sendo 47 da Educação Básica, 414 de graduação e 196 da pós-graduação, o que pode indicar a renovação do ENEQ e sua importância para a comunidade de Ensino de Química e Ciências. Os 4 dias de programação do XXII ENEQ ocorreram integralmente no formato presencial, com 47 atividades distribuídas em 12 minicursos e 1 oficina, conferência de abertura, 7 mesas-redondas, 8 temas de debate, 7 palestras, 2 rodas de conversa, 4 sessões de comunicação oral e três sessões de pôsteres. No XXII ENEQ aconteceu também a 8ª edição da Mostra de Materiais Didáticos de Química (VIII MOMADIQ), que se constituiu como espaço em que docentes da Educação Básica, integrantes de grupos de pesquisa da área de ensino de Química/Ciências, estudantes de licenciatura e pós-graduação puderam socializar materiais didáticos produzidos em seus contextos de atuação, incluindo produtos educacionais elaborados no âmbito de programas profissionais.
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A vinda do XXII ENEQ para Belém atendeu a demanda de grupos do Estado Pará e da região Norte, como o próprio IEMCI e outras unidades parceiras, que há vários anos se dedicam ao ensino e a pesquisa em Educação em Ciências e Química, no ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação, mas que historicamente, tiveram menos oportunidades de sediar e participar de eventos dessa natureza. O XXII ENEQ resultou na mobilização da comunidade de ensino de Química do Norte e na interação com pesquisadoras e pesquisadores de outros Estados do Brasil. A área de ensino de Química ganha com essa interação e se fortalece com a realização do ENEQ nas diversas regiões do país.
Fonte: Wilton Pessoa. Coordenador do XXII ENEQ.
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