Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1629 - 14/11/2024




DESTAQUES

Prof. Raimundo Braz Filho faz 90 anos! Parabéns!


No mês de novembro, celebramos os 90 anos do professor Raimundo Braz Filho. Nascido no dia 19/11/1934 (registrado em 19/04/1935), o Prof. Braz comemora mais um ano de vida. Este é um momento para homenagear não apenas sua longevidade, mas também a trajetória excepcional de um homem que dedicou sua vida ao ensino, à pesquisa e ao avanço do conhecimento no Brasil e no mundo.


Professor Raimundo Braz Filho

O Prof. Braz, agrônomo de formação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), atuou como professor em diversas universidades, como a UFC, UFRRJ e UENF.

Extensamente premiado, o professor Braz é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), pesquisador sênior do CNPq, professor emérito da UFRRJ e da UENF, professor Honoris Causa da UFC, UFPB e UNIVASF, além de pesquisador emérito da Faperj.


Prof. Braz, na Academia Brasileira de Ciências

Na SBQ, foi vice-presidente entre os anos de 1982-1984 e presidente entre os anos de 1984-1986. Na Divisão de Produtos Naturais, foi o primeiro presidente do Brazilian Conference on Natural Products (BCNP) em 2007, um dos eventos mais relevantes da área de Produtos Naturais do Brasil, e dividiu com a professora Maria Auxiliadora C. Kaplan a primeira medalha de Pesquisador Pleno - Otto Gottlieb (em 2015), uma medalha que representa a importância de grandes pesquisadores na área de Produtos Naturais do Brasil.


Prof. Braz, na galeria de Presidentes da SBQ (1984-1986)

Prof. Braz e seus alunos(as) no 7th Brazilian Conference on Natural Products (Rio de Janeiro – 2019)

Da esquerda para direita, professores Otto Gottlieb, Braz e Ernest Wenkert.

Abaixo estão relatos de três professores sobre a atuação do Prof. Braz na UFC, UFRRJ e UENF, escritos pelos professores Edilberto Rocha Silveira, Mário Geraldo de Carvalho e Ivo José Curcino Vieira, respectivamente.

Universidade Federal do Ceará

O LEGADO DO PROFESSOR RAIMUNDO BRAZ FILHO NA UFC.


Conheci o professor Braz em 1973 e cursei Química Orgânica Mecanística com ele. Tendo sido aprovado com distinção, fui selecionado para me tornar seu bolsista de IC. Em 1975, ele retornou ao Rio de Janeiro para a Universidade Rural. Todos os anos, nas férias, visitava sua família e a família de sua esposa em Fortaleza, mas trabalhava todos os dias no DQOI, determinando estruturas de produtos naturais isolados por alunos cearenses e por outros colegas professores da UFC. "Orientava" os estudantes e ministrava cursos teóricos, principalmente sobre espectrometria de massa e RMN, duas áreas nas quais sua expertise o tornou ímpar. Ministrou o primeiro curso de RMN 13C para os estudantes de pós-graduação em Química Orgânica da UFC, do qual fiz parte. Professor metódico, de caligrafia excelente, mesmo com giz, tinha um modo próprio de desenhar as estruturas orgânicas e sempre terminava a aula alcançando o canto inferior direito da lousa, deixando o quadro como uma "pintura".


Prof. Braz e Prof. Edilberto no 46th World Chemistry Congress (IUPAC-2017)

Uma coisa que eu gostaria de ressaltar a respeito do Dr. Braz: quando eu era seu IC, um "estudante lascado" que acompanhava os professores de Química Orgânica nas comemorações de sexta-feira, ele nunca me deixava dividir a conta e dizia: "Quando você for professor, você participa!". E eu ensinei isso também para os meus alunos. Até hoje, eu digo para ele: "Quando eu crescer, eu quero ser parecido com o senhor!".


Prof. Braz, com professores(as) e alunos(as) da PG em Química, da UFC

Homem sério, honesto, cuidadoso e correto com o uso dos recursos públicos, profissional exigente da boa qualidade, também é uma figura humana excepcional, admirado e querido por todos os estudantes cearenses e, por que não, brasileiros, que tiveram o privilégio de participar de seu convívio pessoal e profissional. No entanto, até hoje, continua sendo uma pessoa simples, que almoça cozido-de-boi preparado na "comunidade" do entorno do Campus do Pici, no "banquete de despedida" de suas visitas.


Prof. Braz e Profa. Iracema (ao centro) com ex-alunos(as) da PG da UFC, professores da UFC e de outras IFES brasileiras, na 17ª RASBQ (1994)

Eu agradeço à SBQ pela oportunidade, e a honra, de poder expressar, em nome dos estudantes e ex-estudantes de PG do Curso de Química da UFC, e dos colegas professores do DQOI e de outras IFES brasileiras (o Dr. Braz, também é idolatrado no LTF/UFPB, em João Pessoa, e na UNIVASF, em Petrolina-PE). Os nossos parabéns, e o nosso agradecimento a esse "senhor idoso" que enriqueceu as nossas vidas com o seu exemplo e carisma. Um verdadeiro nordestino, cearense, pacatubano e "caba-da-peste" ("pessoa admirada pela sua coragem, lealdade, disposição e capacidade de trabalho")!


Edilberto Rocha Silveira

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Professor Braz é um cearense de Pacatuba, na sua juventude foi jogador de futebol dos times da primeira divisão do futebol cearense: Nacional dos Correios do Ceará, Ceará Futebol Clube (super-bicampeão em 1957-1958), Calouros do Ar (já como Bolsista de Iniciação Científica da UFC) e Gentilândia (onde jogou sem treinar). Muito dedicado a suas atividades e residindo em Pacatuba e depois em Fortaleza com o padrinho Francisco das Chaga de Albuquerque e Sousa conseguiu concluir o ginasial e científico no Liceu do Ceara. Residindo na sede do Ceara Sporting Clube retornou aos estudos em 1958 (após conhecer Maria Maronci Monte Braz, que se tornou esposa em 1963) com o amigo José Braga Paiva, conquistando o 2º. lugar e Paiva o 5º. no vestibular da Escola de Agronomia da UFC em 1958. Concluiu sua graduação em agronomia em 1962, inclusive conquistando bolsa de Iniciação Científica com base na maior nota obtida na disciplina de graduação química orgânica, permanecendo na UFC como Instrutor de Ensino Superior e como Assistente de Pesquisa com bolsa da UFC após a concluso do Curso Básico de Fitoquímica no INPA – Manaus durante os meses de janeiro/março em 1963, ministrado pelos professores Otto Richard Gottlieb e Mauro Taveira Magalhães.

Em março de 1965, iniciou a pós-graduação em química de produtos naturais na UnB - Prof. Otto como Coordenador. Em novembro de 1965, após a renúncia de cerca de 200 professores, que pedirem demissão da UnB devido as perseguições impostas pelos militares da ditadura, os alunos do programa de pós-graduação da UnB foram divididos em dois grupos, um foi para a UFMG, Belo Horizonte, MG e o outro para a UFRRJ (que só se concretizou em março de 1966 após permanência na Faculdade de Farmácia da UFRJ, Praia Vermelha, RJ). Em março de 1966, o Dr. Otto Richard Gottlieb coordenou a equipe da pesquisa em Química de Produtos Naturais na UFRRJ e criou o Programa de Pós-graduação: Raimundo Braz Filho, Jamil Correa Mourão, Maria Auxiliadora Coelho Kaplan, Afrânio Aragão Craveiro, Gouvan Cavalcante Magalhães, Raimundo Guilherme Campos Corrêa e Roberto Alves de Lima. Em 1967, o Prof. Otto foi convidado pelo Prof. Pachoal Senise do IQ/USP para criação do Laboratório de Química de Produtos Naturais no Instituto de Química da USP (Bloco 11 inferior). A aceitação do Prof. Otto envolveu o convite imediato de Braz para chefiar tal laboratório, que ocorreu durante o período.de março 1967 a março de 1970, com bolsa chefe pesquisa da FAPESP, contribuindo também com aulas de disciplinas de pós-graduação em EM e RMN.


Prof. Braz com professores da UFRRJ e, no canto inferior direito, com sua esposa (in memoriam)

O Dr. Braz defendeu o doutorado em 1971 no Programa de Pós-graduação da UFRRJ e retornou para a UFC, onde permaneceu até 31 de maio de 1975. Em 1975 retornou para a UFRRJ para coordenar o Programa de Pós-graduação em QPN. Esse curso de Pós-Graduação, liderado e coordenado inicialmente pelo Dr. Otto desde 1966 até assumir a condição de Professor Titular concursado no IQ da USP, SP, contribuiu para formação de muitos doutores e Mestres distribuídos para todo o País e exterior. Em 1975, Braz retornou para a UFRRJ e assumiu a coordenação do Programa de Pós-Graduação em Química Orgânica (CPQO-UFRRJ) durante 0ito anos1966. Na época conseguiu ajuda do Dr. José Carlos Neto Ferreira e da Dra. Maria Auxiliadora C. Kaplan, entre outros. O CPQO-UFRRJ foi um sucesso e contribuiu para a formação de inúmeros mestres e doutores distribuídos para todo o País e exterior.

Nesse período participou da criação da nossa Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e conquistou presidência da mesma no período de 1984-1986, tendo como vice-presidente o Dr. Ângelo da Cunha Pinto. Muitas vezes os dois viajaram de ônibus para as reuniões da diretoria da SBQ em São Paulo. O Dr. Braz ocupou também o cargo de Diretor do Instituto de Ciências Exatas (atualmente Instituto de Química) durante quatro anos no Pavilhão de Química, onde atualmente tem um Anfiteatro com o nome Prof. Raimundo Braz Filho.


Prof. Braz, recebendo o título de Doutor Honoris Causa. A cerimônia foi na Reitoria da UFRRJ, mas o título foi entregue pela Universidade Federal do Vale do Rio São Francisco (Univasf)

O Dr. Braz aposentou-se como prof. Titular da UFRRJ, foi reitor da UENF. Recebeu inúmeras homenagens por seu destaque nos trabalhos como docente e pesquisador sendo Professor Titular Livre e Prof. Emérito da UFRRJ, Membro titular da Academia Brasileira de Ciência. Essa sua dedicação às atividades como docente, pesquisador e cidadão, contribuindo para a formação profissional de jovens e apoiando outras instituições fora da UFRRJ, motivou a conquista do título de Professor Honoris Causa de várias instituições do País. Hoje como Pesquisador Emérito da FAPERJ e Sênior do CNPq ainda continua trabalhando, produzindo novos conhecimentos científicos e contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados.
Mário Geraldo de Carvalho

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Braz: 90 anos de idade, 30 anos de UENF
O professor iniciou sua atuação na UENF em agosto de 1994. Foi professor titular do Setor de Química de Produtos Naturais do LCQUI até abril de 2005, quando se aposentou compulsoriamente ao completar 70 anos. Na ocasião, continuou a exercer o mandato de reitor, para o qual fora eleito em 2003. Como reitor da UENF, o professor Braz deu ao campus onde fica localizada a UENF o nome de "Campus Leonel de Moura Brizola", em homenagem ao governador Brizola, também fundador da UENF — o nome de Darcy Ribeiro, idealizador da universidade, já havia sido eternizado no nome da própria instituição em 2001.


Prof Braz, na época, como Reitor da UENF

Ao longo do mandato, afirmou a independência da universidade tanto frente aos sindicatos quanto aos partidos políticos, "preservando sempre," como faz questão de ressaltar, "o mérito, a ética, a cidadania e os anseios e direitos da sociedade". Além de seu grande papel como pesquisador, o professor Raimundo Braz Filho foi ativo na administração acadêmica, contribuindo para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais e para a consolidação da UENF como um centro de excelência em pesquisa científica. Foi o primeiro a receber o título de professor emérito da UENF, em 2006, ao lado do professor Guerold Sergueevitch Bobrovnitchii, do Laboratório de Materiais Avançados (Lamav) do CCT.


Prof. Braz como Reitor e governadora Rosinha Garotinho inaugurando o Hospital Veterinário da UENF

Mesmo após a aposentadoria e o fim do mandato de reitor, continua trabalhando diariamente, colaborando com a UENF e a UFRRJ na condição de bolsista e professor visitante emérito, com bolsa concedida pela FAPERJ. Ao se aproximar de completar 90 anos de idade, o professor Braz continua publicando artigos acadêmicos em colaboração com grupos de pesquisa de todo o Brasil. Nesse sentido, ele gosta sempre de destacar um artigo científico — publicado na revista Tetrahedron Letters — que relata a descoberta de um novo alcaloide, ao qual ele deu o nome de Darcyribeirina, em homenagem ao fundador da UENF, Darcy Ribeiro.


Prof. Ivo Curcino e Prof. Braz no C&B Lab's

Parabéns, professor Raimundo Braz-Filho, pelos 90 anos de uma vida exemplar, dedicada ao saber e à construção de um futuro melhor! Para finalizar este pequeno relato sobre o professor Braz e sua trajetória na UENF, não poderia deixar de dizer uma frase — já me desculpando pelo tom coloquial, mas de modo algum chulo, pois é um elogio forte e espontâneo: "O professor Braz é foda!".
Ivo José Curcino Vieira

A Divisão de Produtos Naturais expressa seu profundo agradecimento e admiração ao Prof. Raimundo Braz Filho, grande pesquisador e cidadão exemplar, por seu empenho e dedicação ao desenvolvimento da ciência e do país. Sua atuação incansável, pautada pelo mérito, ética, cidadania e compromisso com os direitos e anseios da sociedade, deixa um legado inspirador. Nossos sinceros parabéns e um grande abraço ao Prof. Raimundo Braz Filho!


Fonte: Diretoria da Divisão de Produtos Naturais - SBQ (Gestão 2024-2026); Hector Henrique Ferreira Koolen (Diretor); Lucas Silva Abreu (Vice-diretor); Lúcia Pinheiro S. Pimenta (Tesoureira)




contador de visitantes

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299