Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1629 - 14/11/2024




DESTAQUES

Exame Unificado de Química – EUQ edição 2024/2 – 10/11/2024


No domingo, dia 10 de novembro de 2024, fomos todos surpreendidos por um erro no sistema no momento do envio da maioria das provas do Exame Unificado de Química, edição 2024/2. Os(as) candidatos(as) ficaram bastante apreensivos(as) com o ocorrido, o que é compreensível, gerando grande movimentação nas redes sociais. O problema foi majoritariamente resolvido na tarde de ontem, quarta-feira, dia 12 de novembro.

O Exame Unificado de Química – EUQ, é realizado por meio da plataforma da TestWe, uma empresa francesa que atende dezenas de instituições na comunidade europeia e fora dela. Escolhemos esta plataforma devido à experiência que a empresa possui com exames online. Outro motivo para nossa escolha é o fato de a plataforma ser robusta, permitindo que a prova seja realizada offline e enviada posteriormente, se necessário, sem a possibilidade de alterações após o período de exame. O sistema ainda registra imagens e som do(a) candidato(a) durante todo o exame. Essas informações permitem uma auditoria para evitar qualquer tipo de fraude.

No exame de domingo, a versão atual do aplicativo apresentou problema para envio das provas devido ao tamanho dos arquivos, que contém imagens adquiridas a cada 5 segundos, durante as 4 horas de prova. Esse problema não existia em versões anteriores. Ao todo, 728, dos 1137 exames realizados, não foram enviados automaticamente ao término da prova.

Tão logo a coordenação tomou ciência do problema, foi enviada uma mensagem a todos(as) os(as) candidatos(as) tranquilizando-os(as) e instruindo quanto ao procedimento que deveria ser seguido para envio das provas. Contudo, devido ao fuso horário na França, onde está localizado o suporte da TestWe, e à falta de expediente na empresa na segunda-feira por causa de um feriado nacional, os(as) candidatos(as) somente receberam respostas automáticas, o que contribuiu para aumentar a apreensão de alguns(algumas). Isso gerou uma grande quantidade de e-mails, tanto para a TestWe, como para a coordenação do EUQ, dificultando ainda mais uma resposta individualizada imediata.

A coordenação do EUQ entrou em contato imediatamente com a TestWe para resolver a situação. No entanto, a solução é manual e, além de demandar uma ação do(a) candidato(a) para envio dos arquivos referentes ao exame, requer um tempo para ser implementada, pois cada arquivo recebido pela empresa precisa ser inserido individualmente no sistema. Como a maioria dos(as) candidatos(as) executou corretamente o procedimento de envio dos arquivos, o problema começou a ser revolvido pela TestWe no primeiro horário da terça-feira. Embora a empresa nos garantisse que faltava receber os arquivos de apenas uma pequena parte dos(as) candidatos(as), como a atualização do status no sistema não é automática, muitos(as) candidatos(as) ainda se mostraram preocupados(as).

Na tarde de ontem, quarta-feira, 13 de novembro, prazo dado pela empresa para atualização do sistema com os arquivos que já haviam sido recebidos, 623 dos 728 exames com problemas já estavam no sistema e os(as) candidatos(as) foram comunicados(as) sobre o sucesso no envio. Os 105 candidatos(as) ainda sem exame no sistema receberam e-mail da TestWe solicitando o envio dos arquivos ou repetição do procedimento. A coordenação do EUQ reforçou essa solicitação e, como possui controle pelo sistema de todos os candidatos(as) que realizaram o exame e de todas as provas que ainda não foram enviadas, vai acompanhar de perto qualquer pendência e entrar em contato com os candidatos(as), caso necessário.

Devido ao atraso no envio das provas, a divulgação das notas parciais teve que ser adiada em alguns dias, pois não gostaríamos de gerar mais apreensão para os(as) candidatos(as) que ainda não tiveram o problema resolvido. No entanto, acreditamos que a divulgação do resultado final, prevista para 06 de dezembro de 2024, não será afetada.

Acreditamos que o problema esteja majoritariamente resolvido neste momento, mas seguiremos acompanhando até que todos os exames tenham sido enviados. Ainda, agendaremos uma reunião com a equipe da TestWe para buscar uma solução para o problema e garantir que situações como esta não voltem a trazer inseguranças para nossa comunidade.

Coordenação do EUQ/SBQ
https://euq.sbq.org.br



contador de visitas gratis

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299