Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1630 - 21/11/2024




DESTAQUE

36º ERSBQ-MG deve impulsionar a química no norte de Minas


O 36º Encontro Regional da SBQ Minas Gerais promete ser um incentivo para o desenvolvimento da química no norte do estado. Pela primeira vez, o tradicional encontro da comunidade química mineira será realizado em Diamantina, próxima do Vale do Jequitinhonha, região ainda carente de professores de química, em que pese o intenso desenvolvimento pelo qual a região vem passando nas últimas duas décadas.

O Encontro será realizado neste fim de semana, de sexta (22) a domingo (24), com o tema "A Química através do tempo: reflexões sobre o passado, o presente e o futuro da humanidade". Dos 825 inscritos, 600 são estudantes. "Muitos são estudantes de cursos técnicos, que nunca tiveram a oportunidade de participar de um evento científico da SBQ. Então queremos que eles enxerguem a química como uma possibilidade profissional, seja no ensino, ou na pesquisa", afirma o químico Wallans Torres Pio dos Santos, docente na UFVJM e presidente da comissão organizadora do 36o ERSBQ-MG.

Prof. Wallans Torres Pio dos Santos (UFVJM): "Universidade ajudou a desenvolver várias áreas e transformar a região"

O evento leva a Diamantina estudantes dos Institutos Federais de cidades como Pirapora (55 mil habitantes) ou Salinas (41 mil habitantes). "É uma oportunidade valiosa para que estes estudantes conheçam nosso curso de Licenciatura em Química, e também nossas pós-graduações, em Química, com nível de Mestrado e Doutorado, e em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia, nível mestrado profissional", declara a professora Aline de Souza Janerine (UFVJM), vice-presidente da comissão organizadora do evento. "Estudantes ainda se espantam com a química no ensino médio, muitas vezes impactado por um modelo tradicional de ensino, descontextualizado e cheio de decorebas. Muitas vezes esses estudantes não compreendem bem como a química está relacionada aos fenômenos cotidianos, e isso acaba os afastando da área de ciências. Queremos mudar isso."

Profa. Aline de Souza Janerine (UFVJM): "Queremos atrair estudantes que ainda se espantam com a química no ensino médio, muitas vezes, impactado por um modelo tradicional de ensino, descontextualizado e cheio de decorebas ."

"Temos uma pesquisa muito forte, com diversos pesquisadores de produtividade CNPq", reforça o professor Wallans. Entre as linhas de pesquisa atualmente abertas para mestrado e doutorado, ele cita as áreas de eletroquímica e eletroanalítica, química de materiais, analítica, ambiental, produtos naturais e química orgânica. "Temos alunos fazendo doutorado sanduíche em Manchester, na Inglaterra, e um projeto Cofecub com a universidade Unistra em Estrasburgo, na França. Alguns egressos já lecionam em Institutos Federais, não somente em Minas Gerais", observa o docente.

Os vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri são historicamente regiões pobres em Minas Gerais. Mas com a criação da UFVJM, em 2006, a situação começou a mudar, e a transformação sócio-econômica da região é visível. Hoje, dos 48 mil habitantes de Diamantina, em torno de 10 mil estão relacionados à universidade. Alguns cursos como odontologia, fisioterapia, farmácia e medicina fazem atendimento para a sociedade como atividade extensionista. No período da covid, a universidade ajudou realizando análises clínicas para diversas prefeituras da região. Mais recentemente, empresas da cadeia produtiva do lítio começaram a se instalar no Vale do Jequitinhonha.

Diamantina, que antes era basicamente um destino turístico, tornou-se um polo vinícola e de outras produções agrícolas. "Vários estudos desenvolvidos na UFVJM ajudaram o polo a crescer e a melhorar outros cultivos aqui na região", salienta o professor Wallans.

A conferência de abertura do 36o ERSBQ-MG será proferida pelo professor Ângelo de Fátima (UFMG), que falará sobre os "Avanços em Vacinas Terapêuticas Contra a Dependência Química". A conferência de encerramento ficará por conta da professora emérita da UFMG, Dorila Piló Veloso, que falará sobre a vida e obra de Marie Curie. O evento terá também dezenas de conferências plenárias e miniconferências, além de 14 minicursos e 6 sessões temáticas e mesas-redondas.

Veja a programação completa: https://www.even3.com.br/ersbq2024/


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)



Contador de visitas
Visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299