DESTAQUES
Prof. Fernando Galembeck recebe título de Professor Emérito da UNICAMP
|
O Prof. Fernando Galembeck recebeu na última 5ª feira, dia 14/11, o título de Professor Emérito da UNICAMP. O vídeo da cerimônia, muito emocionante, está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=AbpBNJGnjBM. O Prof. Fernando, é cientista e professor em tempo integral, sempre foi. Um observador da vida, do cotidiano e da natureza pela perspectiva de que tudo tem uma explicação. Para o que não se tem, formulam-se hipóteses e se as testa de várias maneiras. O experimentador duvida antes de afirmar que tinha razão. Este é o método.
Nem sempre foi um sujeito fácil. Penso que se assim não fosse, não teria lutado tantas batalhas em tantas frentes. Mas todos sabemos que na vida, fora dos laboratórios e do debate científico, as pessoas não concordam conosco apenas porque temos razão.
O reconhecimento pela UNICAMP, casa que ele escolheu, defendeu e para a qual muito contribuiu veio no tempo devido e deixo aqui um agradecimento especial ao Prof. Fernando Coelho, do Instituto de Química, pela sua iniciativa neste processo.
"O Prof. Galembeck teve a capacidade de combinar ciência de alto nível com aplicações tecnológicas e com inovações. Eu acho que isso é uma inspiração para o futuro, é uma inspiração para o presente, algo que tem que ser adensado para ser uma inspiração para o Brasil ... devemos homenagear as pessoas que materializam um conjunto de ideias que fazem referência aquilo que a gente deve pensar como instituição." Essas são palavras do Prof. Antonio Meirelles, Reitor da UNICAMP, em seu discurso.
Este ano, 2024, aos 81 anos, publicou um artigo de revisão no Chemical Society Reviews a revista com o 2º maior índice de impacto na área de Química. Publicou outro artigo sobre as mudanças de paradigma que estão ocorrendo neste século, sobre a eletrização da matéria. Continua fazendo experimentos e tendo ideias novas todos os dias. Fundou uma Deep Tech, a Galembetech que comercializa mais de 10 produtos, baseados em uma metodologia original de exfoliação de grafite. Está desenvolvendo protótipos para a geração de energia descentralizada cujo princípio de funcionamento se baseia na eletrificação espontânea de superfícies, de acordo com uma prova de conceito que foi o primeiro a descrever. Incansável.
Tive o privilégio de ser o primeiro a lhe comunicar sobre a aprovação do título no Conselho Universitário da UNICAMP, de longe, há alguns meses. Sem poder dar um abraço, mas imensamente feliz.
Prof. Fernando Galembeck foi presidente da SBQ de 1982 a 1984. A SBQ esteve representada na solenidade de Professor Emérito da UNICAMP pelo Prof. Daltamir Justino Maia (IFSP Campinas), coordenador da EditSBQ.
Fonte: André Galembeck (UFPE)
|