DESTAQUES
Inovações envolvendo quimiodiversidade de metabólitos fúngicos e fotônica foram pauta no Projeto Inspiração em novembro
No dia 26/11 ocorreu a última live do ano de 2024 do Projeto Inspiração – Jovens Pesquisadores, parceria entre o CRQ-SP e a JP-SBQ. Nessa edição contamos com apresentações de assuntos diversos e com alta capacidade de inovação (link de acesso https://www.youtube.com/watch?v=sRSXnhGfwzI).
|
Flyer de divulgação da edição de novembro do projeto inspiração no YouTube.
|
Lívia Soman (Departamento de Química da UNIFESP - Diadema) falou sobre sua formação acadêmica na UFSCar, USP e Technical University of Denmark. Em sua apresentação, abordou a capacidade dos fungos de produzir moléculas ou metabólicos fúngicos de interesse industrial e farmacológico. De maneira mais específica, mostrou exemplos de biosíntese, estratégias inspiradas na natureza, clusters de genes biosintéticos, a quimiodiversidade fúngica (de origem da Amazônia ou da Mata Atlântica) e inovações na área.
|
Trecho da apresentação da Dra. Lívia sobre a quimiodiversidade fúngica aplicada a saúde.
|
Na sequência, a pesquisadora Eloisa Hilario (Departamento de Química da FFCLRP/USP-RP) falou sobre sua origem, sua formação básica no ensino público e as pesquisas que desenvolveu desde a iniciação científica. Eloisa tratou sobre a versatilidade e importância industrial dos lantanídeos, focando em processos de conversão de energia (up e down-conversio), estruturação dos materiais – que irá depender da aplicação, dos íons, da matriz, da estrutura cristalina e rota sintética, e aplicações, como termometria, células fotovoltaicas, laser aleatórios, etc.
|
Trecho da apresentação da Dra. Eloisa sobre laser aleatório desenvolvido em seu doutorado.
|
A próxima live do Projeto Inspiração ocorrerá em janeiro de 2025, fiquem atentos nas redes para a confirmação de dia e horário. Encerramos um ano colhendo ótimos frutos dessa parceria com o CRQ-SP, contando com diversas apresentações demonstrando a versatilidade e potencial da química e dos pesquisadores brasileiros. Além disso, as lives foram uma oportunidade muito rica – tanto para o público geral, quanto para os profissionais que compõem a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) – de discutir a química sob diferentes faces.
Nós do comitê JP-SBQ agradecemos ao CRQ-SP pela parceria, a todos os convidados e, principalmente, à audiência que faz com que esse projeto faça sentido.
Fonte: Equipe de Boletins & Podcasts da JP-SBQ: Dr. Caio Henrique Pinke Rodrigues (DQ/FFCLRP/USP-RP e INCT-Forense), Dra. Carolina Bastos Pereira Ligiero (UFF) e Dra. Eduarda Antunes Moreira (ICB - USP)
|