DESTAQUE
48ª RA: SBQ inova e fará workshops dentro do CNPEM
Pela primeira vez, alguns dos tradicionais workshops que abrem a Reunião Anual da SBQ serão realizados nas dependências do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Essa parceria foi costurada pela atual diretoria e é um dos benefícios de realizar a 48a RASBQ em Campinas. São os workshops "Descoberta de fármacos colaborativa no Brasil: Desafios e oportunidades", "Instalações abertas e pesquisa no Laboratório Nacional de Nanotecnologia", e "Caracterização avançada de catalisadores e outros materiais utilizando a luz síncroton".
|
O CNPEM é uma organização social sem fins lucrativos mantida e supervisionada pelo MCTI. Tem grande infraestrutura para pesquisa, com instalações de ponta e abertas à comunidade científica.
|
"A realização destes workshops dentro do CNPEM abre um novo leque de oportunidades para sócias e sócios da SBQ. O CNPEM tem um conjunto de equipamentos únicos no País e pode ser um parceiro importante para pesquisadores da química em diversas áreas", afirma a professora Elisa Orth (UFPR), secretária-geral da SBQ e coordenadora da organização da RASBQ.
O workshop 'Descoberta de fármacos colaborativa no Brasil: Desafios e oportunidades' tem o objetivo de reunir grupos de pesquisa brasileiros trabalhando na temática de descoberta de fármacos para que se conheçam e fortaleçam colaborações. É organizado por pesquisadores das áreas de química medicinal, produtos naturais e química orgânica, e está dividido em apresentações de seis pesquisadores atuando no Brasil em descoberta de fármacos, abrangendo aspectos das três divisões.
|
Floriano Paes SIlva Jr (Fiocruz): "Queremos estimular mais a colaboração entre os grupos de pesquisa nacionais dedicados a esse campo interdisciplinar que é a descoberta de fármacos"
|
"O tema foi escolhido devido à urgência de se estimular mais a colaboração entre os grupos de pesquisa nacionais dedicados a esse campo interdisciplinar que é a descoberta de fármacos", afirma o professor Floriano Paes da SIlva Jr (Fiocruz), diretor da divisão de Química Medicinal e parte do comitê científico do Workshop. "Ao final do workshop haverá uma discussão com o grupo, objetivando pontuar os principais desafios e oportunidades que temos para alavancar a área de Descoberta de Fármacos no Brasil. Também almejamos iniciar o desenho do plano de ação para resolver os desafios e usar da melhor forma possível as oportunidades."
Ele enfatiza a importância da parceria estabelecida entre a SBQ e o CNPEM. "É extremamente oportuna, pois o CNPEM é um centro de pesquisa que representa o que há de melhor em recursos de pesquisa compartilhados no país. Gostaríamos de agradecer especialmente à Dra. Daniela Trivella do Laboratório Nacional de Biociências, que gentilmente tem contribuído na organização do workshop."
O workshop 'Instalações abertas e pesquisas no Laboratório Nacional de Nanotecnologia' mostrará um pouco das pesquisas que vêm sendo feitas no LNNano, e como um pesquisador pode vir a usar as instalações do laboratório em sua pesquisa. "Atualmente o LNNano é constituído por três divisões principais: nanobiotecnologia, dispositivos e nanomateriais. No workshop, teremos palestras de nove pesquisadores das diversas áreas e sub-áreas", declara a química Rubia Figueiredo Gouveia (CNPEM), pesquisadora líder na área de nanocompósitos no LNNano e que integra a Comissão Local da SBQ.
|
Rubia Figueiredo Gouveia (LNNano/CNPEM): "Essa parceria com a SBQ, em que podemos divulgar nossas instalações e linhas de pesquisa, é muito importante para nós, pela abrangência nacional da SBQ e o seu grande público."
|
Este workshop tem um impacto direto para sócias e sócios da SBQ, pois oportunidades para químicos em diferentes etapas na carreira utilizarem a estrutura do CNPEM em suas pesquisas. "Um aluno de graduação que se interesse por alguma de nossas linhas de pesquisa pode vir fazer pós-graduação aqui, ou quem já está na pós pode vir usar nossos laboratórios… as possibilidades são amplas", assinala a pesquisadora.
Ela explica que o CNPEM atua em quatro eixos: apoio a usuários externos; pesquisa in house; apoio a indústrias; e treinamento (eixo em que se insere o workshop). "Essa parceria com a SBQ, em que podemos divulgar nossas instalações e linhas de pesquisa, é muito importante para nós, pela abrangência nacional da SBQ e o seu grande público."
O workshop 'Caracterização avançada de catalisadores e outros materiais utilizando a luz síncroton' é organizado pelo professor Marco André Fraga (INT/PUC-Rio), diretor da divisão de Catálise da SBQ, e foca em químicos das áreas inorgânica, de materiais, fotoquímica, físico-química, eletroquímica, ensino de química, catálise heterogênea e engenharia química. Ele terá palestra de cinco cientistas do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS), incluindo seu diretor, o físico Harry Westfahl Jr., e Cristiane Barbieri Rodella, coordenadora da linha de luz do Sirius Paineira, dedicada à técnica de difração de raios X de materiais policristalinos.
Para informações sobre as inscrições nos workshops, acesse este link.
Sobre o CNPEM (fornecido pelo CNPEM)
Ambiente sofisticado e efervescente de pesquisa e desenvolvimento, único no Brasil e presente em poucos centros científicos do mundo, o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) é uma organização privada sem fins lucrativos, sob a supervisão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O Centro opera quatro Laboratórios Nacionais e é o berço do projeto mais complexo da ciência brasileira – Sirius – uma das fontes de luz síncrotron mais avançadas do mundo. O CNPEM reúne equipes multitemáticas altamente especializadas, infraestruturas laboratoriais globalmente competitivas e abertas à comunidade científica, linhas estratégicas de investigação, projetos inovadores em parceria com o setor produtivo e formação de investigadores e estudantes. O Centro é um ambiente impulsionado pela pesquisa de soluções com impacto nas áreas de Saúde, Energia e Materiais Renováveis, Agroambiental, Tecnologias Quânticas. A partir de 2022, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o CNPEM expandiu suas atividades com a abertura da Ilum Escola de Ciência. O curso superior interdisciplinar em Ciência, Tecnologia e Inovação adota propostas inovadoras com o objetivo de oferecer formação de excelência, gratuita, em período integral e com imersão no ambiente de pesquisa do CNPEM. Por meio da Plataforma CNPEM 360 é possível explorar, de forma virtual e imersiva, os principais ambientes e atividades do Centro, visite: https://pages.cnpem.br/cnpem360/.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|