DESTAQUE
Inscrições prorrogadas para a 8ª edição do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química!
Você ainda pode nomear uma mulher cientista até o dia 31 de março em uma das premiações mais importantes do país em equidade de gênero na Química e áreas correlatas
A Sociedade Brasileira de Química e a American Chemical Society prorrogaram as inscrições para a oitava edição do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química. Agora, as candidatas têm até o dia 31 de março de 2025 (domingo) para se inscreverem em uma das três categorias da premiação. Qualquer pessoa que se identifica com o gênero feminino e que atua em uma instituição brasileira é bem-vinda para candidatar-se ou ser nomeada por terceiros.
As vencedoras da edição do Prêmio Mulheres Brasileiras em Química 2025 serão anunciadas em maio e a cerimônia de premiação ocorrerá durante a programação da 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (RASBQ), que acontece entre 8 e 11 de junho de 2025, em Campinas, no estado de São Paulo. Para mais informações, candidatar-se ou indicar uma mulher cientista, acesse a página do Prêmio: https://www.acs.org/funding/awards/premios-mulheres-brasileiras-em-quimica.html
O Prêmio “Mulheres Brasileiras em Química” possui três categorias:
“Líder Emergente em Química e Ciências Relacionadas”
Este prêmio reconhecerá as realizações de uma jovem cientista ou empreendedora notável na Química ou em áreas relacionadas. Esta líder emergente excepcional deverá ter até 45 anos de idade completados em 2023 ou não ter concluído seu doutorado há mais de 10 anos. Em caso de maternidade, para uma licença-maternidade acrescentam-se dois anos ao limite de idade ou ao período após a conclusão do doutoramento. Para duas ou mais licenças-maternidade, acrescentam-se três anos.
“Liderança na Academia”
Este prêmio reconhecerá uma mulher com uma carreira consolidada na academia e cuja contribuição para a pesquisa científica na Química tenha um impacto global e social. É necessário comprovar experiência vasta como docente em uma instituição de ensino superior, além de possuir um histórico relevante de publicações e orientações de discentes de pós-graduação.
“Liderança na Indústria”
Este prêmio reconhecerá uma mulher que trabalhe nas indústrias química, farmacêutica ou de biotecnologia, cujas pesquisas e inovações criativas tenham gerado descobertas que contribuíram para o sucesso comercial e o benefício da sociedade. A candidata precisa ter experiência mínima de 10 anos na indústria e estar cursando ou já ter concluído um curso de doutorado.
|