ONDE ELAS ESTÃO?
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça a Flaviana Rodrigues Fintelman Dias, professora e pesquisadora do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Flaviana é Farmacêutica Industrial formada pela Universidade Federal Fluminense, obtendo mestrado e doutorado na mesma instituição, onde encontrou sua paixão pela ciência e pelo ensino. Flaviana dedicou-se e ainda se dedica à Química Orgânica. Divide sua rotina entre o Ensino e a pesquisa. No laboratório, atua com foco em síntese orgânica e projetos de extensão, com ênfase na divulgação científica e na promoção da participação de meninas e mulheres na ciência. Além disso, equilibra esses compromissos com a maternidade, conciliando a vida profissional e familiar. Acredita que a química pode fazer a diferença no mundo.
|
Nome: Flaviana Rodrigues Fintelman Dias
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: Desde 2020
Onde faz ciência: Laboratório de Síntese de Moléculas Orgânicas (LaSMol), na Universidade Federal Fluminense
Um(a) cientista: Marie Curie
Maior conquista na carreira até o momento: estar onde estou, fazendo o que amo e tendo a chance de impactar a vida das pessoas através do meu trabalho e do meu compromisso em formar indivíduos.
Maior desafio na carreira: conciliar a vida acadêmica com a maternidade, fazer ciência no Brasil e formar profissionais capacitados.
Onde quer chegar: Quero contribuir para um mundo mais justo, inclusivo e plural, superando desafios e promovendo igualdade.
O que não pode faltar no laboratório: Curiosidade, companheirismo, respeito, ética, determinação, perseverança, amor pelo que faz.
Congresso que mais frequenta: Brazilian Meeting on Organic Synthesis (BMOS)
Nas horas vagas...: Gosto de estar na companhia do meu filho e meu esposo, tomar um bom vinho, cantar, tocar teclado e ouvir música.
Relação com a SBQ: Associado Efetivo Pesquisador PQ
Uma frase: Você é mais corajoso do que acredita, mais forte do que parece e mais inteligente do que pensa. (A. A. Milne)
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|