Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1644 - 03/04/2025




DESTAQUE

48ª RASBQ: A força da UNICAMP na comissão local


Um dos muitos benefícios da realização da 48a Reunião Anual da SBQ em Campinas é o engajamento do Instituto de Química da Unicamp no evento. Trata-se de um dos principais centros de excelência da ciência e da química no Brasil, já tendo contribuído com três docentes presidentes da SBQ; Fernando Galembeck (1982 a 1984), Marco Aurélio de Paoli (1992 a 1994) e Oswaldo Luiz Alves (1998 a 2000). Outro egresso da Unicamp, Aldo Zarbin (UFPR), também presidiu a SBQ entre 2016 e 2018.


O Instituto de Química da Unicamp, fundado em 1967, já forneceu três docentes e um egresso como presidentes da SBQ. Para a 48ª RASBQ, universidade já tem 190 trabalhos inscritos. (Foto: Raphael Enoque Ferraz de Paiva).

"O forte envolvimento de docentes da Unicamp na comissão organizadora local é um dos pontos fortes da 48a RASBQ, é uma forma de a Unicamp emprestar sua excelência à nossa Sociedade", afirma a professora Elisa Orth, secretária-geral da SBQ e presidenta da comissão organizadora do evento. Os docentes da Unicamp integrantes da comissão local são os professores Italo Odone Mazali, Fernando Aparecido Sigoli, Ivo Milton Raimundo Junior, e Taicia Pacheco Fill. Até o momento, a Unicamp é a universidade com mais trabalhos inscritos para a RASBQ, entre pós-graduandos e alunos de iniciação científica: 190.

Para a 48ª RASBQ, membros da comissão local submeteram projeto e obtiveram apoio financeiro da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unicamp para ajudar com a montagem de estandes e a contratação de sistemas de áudio visual. Em uma outra ação, a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura também concedeu auxílio financeiro para a realização de atividades culturais de alto nível na abertura e no encerramento do evento. "São atividades que por enquanto mantemos como surpresa, mas certamente vão agradar a todos", assinala a Professora Elisa.

Prof. Italo Odone Mazali: "Workshop sobre curricularização da extensão deve atrair docentes, gestores e estudantes. Nenhum aluno ainda se formou no novo currículo"

Dois Workshops foram propostos e concebidos por docentes da Unicamp. Um será sobre a Curricularização da Extensão, tema pertinente a todas os institutos e departamentos de Química, pois tornou-se obrigatória desde 2023. O evento terá palestrantes de quatro universidades, e deve atrair docentes, coordenadores de graduação, extensão e mesmo estudantes. "A ideia por trás deste workshop é trocarmos experiências e ver o que está sendo feito. Nenhum aluno ainda foi formado neste novo currículo", explica o professor Mazali.

Outro Workshop organizado pela Unicamp será sobre "Inovação", e será coordenado pela equipe da Inova, a Agência de Inovação da Unicamp. A Inova foi criada em 2003. Desde então, contribuiu para a criação de 1588 empresas "filhas", que juntas faturaram 28 bilhões de reais e geraram mais de 50 mil empregos. Em 2023, o portfólio da INOVA contava com 1293 patentes vigentes, destas 441 depositadas pelo Instituto de Química.

Como contrapartida ao investimento realizado na 48a RASBQ, a Unicamp terá um estande na área dos expositores, para divulgar ações de seu interesse junto ao público da SBQ. O Instituto de Química da Unicamp foi fundado em 1967. Até hoje formou 3449 graduados, 3077 pós-graduados defenderam 1548 dissertações e 1529 teses e teve mais de 5700 (sendo mais de 4200 desde 2013) artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. Conta atualmente com 64 docentes e 112 servidores.

Prof. Fernando Aparecido Sigoli: "Não é muito usual o aporte direto de recursos de universidades para eventos de sociedades científicas. A Unicamp é uma referência e queremos receber bem os participantes do Brasil inteiro"

"É uma honra estarmos envolvidos com parte da organização da Reunião Anual da SBQ, a maior sociedade científica da América Latina. Isso dá uma grande motivação aos nossos estudantes, que terão a oportunidade de interagir com o setor como um todo, incluindo palestrantes do exterior", observa o Professor Sigoli. "Também tem um impacto muito bom junto aos estudantes do ensino médio, via o SBQ na Escola. Isso também ajuda a fomentar futuros estudantes de química."

O professor Sigoli também destaca a importância da Unicamp para a SBQ. "Não é muito usual o aporte direto de recursos de universidades para eventos de sociedades científicas. A Unicamp é uma referência e queremos receber bem os participantes do Brasil inteiro, que terão a oportunidade de conhecer a Unicamp e o CNPEN", declara.

A 48ª RASBQ será realizada no Expo Dom Pedro, em Campinas, de 8 a 11 de junho.


Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)



Contador de visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299