DESTAQUE
48ª RASBQ: Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani
Criado em 2019, o Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani, concedido pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ), homenageia mulheres que se destacam no desenvolvimento da Química no Brasil e/ou no fortalecimento da própria SBQ. A premiação é entregue bianualmente durante a Sessão de Homenagens da Reunião Anual da SBQ (RASBQ), que, em 2025, ocorrerá na cidade de Campinas, no dia 8 de junho, durante a cerimônia de abertura do evento.
A primeira edição do prêmio ocorreu durante a 42ª RASBQ, realizada de 27 a 30 de maio de 2019, em Joinville (SC). A criação do prêmio foi uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ, também fundado naquele ano, com o objetivo de dar visibilidade às contribuições das mulheres na Química brasileira.
As agraciadas com o Prêmio Vanderlan da Silva Bolzani em 2025 foram as Professoras Marília Goulart (UFAL) e Ana Paula de Carvalho Teixeira (UFMG), duas grandes cientistas, lideranças em suas áreas e por serem inspirações para toda a comunidade química. Ana Paula é uma das líderes e coordenadora executiva do Plano de Ação: "Química e seus atores para um Brasil sustentável", construído dentro do movimento "Movimento Química pós 2022", promovido pela SBQ, e que considera o período 2022-2050. Participou ativamente de todas as etapas de construção e execução do plano nas mais variadas frentes (educação, P&D, Inovação e Social) e tem papel de destaque nos resultados do plano até o momento. Já a Professora Marília Goulart é referência nacional e internacional, com mais de cinco décadas de dedicação à ciência. Foi vice-presidente da SBQ, atuando no fortalecimento da comunidade química nacional e na articulação de políticas públicas em ciência, tecnologia e inovação. Elas representam o compromisso com a excelência, a inovação e o progresso da Química em nosso país.
Parabéns às homenageadas por esta merecida distinção!
|
Profª Drª Marília Oliveira Fonseca Goulart
|
- Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1975) e doutorado em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), com pós-doutorados na Inglaterra (Queen Mary College) e Alemanha (Instituto de Química Orgânica (Münster). Foi ganhadora (1. lugar, categoria graduados) do Prêmio Jovem Cientista de 1984 (Produtos Naturais), recebeu a medalha Sempre UFMG - ex aluna destaque, no ano de 2003, em 2010 a Comenda do Mérito FAPEAL e em 2011, o Prêmio Marie Curie, concedido pela Sociedade Brasileira de Química e homenagem XIX SIBEE, em 2013, e, em 2018, Prêmio Roberto Alves de Lima, outogardo pelo PPGQB. Em 2021, recebeu o prêmio SBQ - ACS, Mulheres Brasileiras em Química, Liderança Científica. Em 2022, recebeu a Medalha Simão Mathias (SBQ). Recebeu em2012, o prêmio Jabuti pelo livro Química Medicinal: Novas Estratégias em Planejamento Racional de Fármacos, 2010, p. 186-229. EDUSP. ISBN: 9788531412660 Atualmente é professora titular livre da Universidade Federal de Alagoas, orienta mestrado e doutorado no PPGQB/UFAL, no ICBS/UFAL e no RENORBIO e pós-doutorado, com apoio do CNPq e CAPES. Foi professora visitante da École Normale Superieure, em Paris, por um mês (2005). Tem experiência na área de Química e Biotecnologia, com ênfase em Eletroquímica Orgânica, Bioeletroquímica e Química Orgânica. Pertenceu ao corpo edtorial do J. Braz. Chem. Soc. e J. Electroanal.Chem. Foi 1a. tesoureira da Sociedade Brasileira de Química, conselheira e vice-presidente (2016-2018) da mesma sociedade. Em 2022, foi empossada como membro do conselho consultivo da SBQ. Foi chair da divisão 6 (Eletroquímica Molecular) e vice-presidente (2017-2020) da International Society of Electrochemistry (2017-2019). Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (2015) e membro do conselho consultivo da ABC (2016). Foi eleita membro da The World Academy of Science (TWAS), em 2021. É membro do CA do CNPq (2017-2020; 2023-2025). Coordenadora do RENORBIO - nucleadora Alagoas e assumiu a coordenação geral do RENORBIO, em 2021. Pertence ao corpo editorial dos Anais da Academia Brasileira de Ciências desde 2020, Biocell.e Antioxidants. Cidadã Honorária de Alagoas (2023). Conselho superior da CAPES (2024-2028).
|
Profª Drª Ana Paula de Carvalho Teixeira
|
- Possui graduação em Química pela UFMG (2007), mestrado em C e T das Radiações, Minerais e Materiais, pelo CDTN (2010), doutorado em Química pela UFMG (2013) e pós-doutorado na Rice University (Houston, EUA) no grupo de pesquisa do professor P.M. Ajayan. É professora associada na área de química inorgânica, ambiental, materiais e sustentabilidade do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem trabalhado no desenvolvimento de novas aplicações tecnológicas para rejeitos de mineração, produção de biocombustíveis, captura e uso de CO2 e produção de materiais de carbono a partir de fontes renováveis para aplicações em armazenamento de energia e remediação ambiental. Também trabalha na área de inovação e escalonamento de tecnologias. É coordenadora do Escalab/UFMG e pesquisadora do CTNano/UFMG. Foi coordenadora executiva do Plano de Ação: "Química e seus Atores para um Brasil Sustentável junto à Sociedade Brasileira de Química. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, para o quinquênio 2024-2028. Já publicou mais de 75 artigos em revistas da área de química e depositou 18 patentes. Atualmente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|