ONDE ELAS ESTÃO?
Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química
Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ
Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.
Conheça Elaine da Silva Ramos, professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia (FACET) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atua na área de Ensino de Química e Divulgação Científica, coordenando projetos que aproximam ciência, escola e sociedade no Mato Grosso do Sul. É apaixonada por desenvolver metodologias diversificadas e lúdicas, valorizar saberes locais e trabalhar pela inclusão de meninas e mulheres nas ciências.
Nome: ELAINE DA SILVA RAMOS
Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: NA UFGD DESDE 2018, PORÉM JÁ LECIONO PARA GRADUAÇÃO DESDE 2012.
Onde faz ciência: GRUPO DE ESTUDOS SOBRE LUDICIDADE, LINGUAGENS E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA – GELLDC – UFGD
Um(a) cientista: MARIE CURIE
Uma molécula/reação: _________________________
Maior conquista na carreira até o momento: Implantar e coordenar projetos de divulgação científica premiados, oportunizando impactar a vida das pessoas.
Maior desafio na carreira: Acesso a recursos; representações femininas em cargos de destaque; equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Onde quer chegar: Ver a ciência transformando cada vez mais as realidades sociais e culturais.
Máximo 15 palavras
O que não pode faltar no laboratório: Em primeiro lugar os(as) estudantes; alegria, comprometimento, meus materiais de trabalho.
Congresso que mais frequenta: ENEQ – Encontro Nacional de Ensino de Química
Nas horas vagas...: Amo música, dançar, cozinhar, viajar, meu cachorro Lulu, estar com amigos, família, e meu esposo.
Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): O farmacêutico de Auschwitz
Relação com a SBQ: Importante sociedade que pude conhecer desde os tempos da graduação, primeiro evento que pude participar.
Uma frase: Para tudo há um tempo: tempo para plantar e tempo para arrancar o que foi plantado.
Eclesiastes 3:1,2
Fonte: Núcleo Mulheres SBQ
|