DESTAQUE
SBQ na Escola terá apoio do CNPq para celebrar as ciências e tecnologias quânticas
Este ano, o tradicional SBQ na Escola – um dos destaques da Reunião Anual nos últimos anos – será especial. Além da estrutura de sempre para demonstrar experimentos variados para alunos do ensino médio e técnico, ele terá uma área dedicada às Ciências e Tecnologias Quânticas, resultado da aprovação de um projeto junto ao CNPq para atividades relacionadas ao Ano Internacional das Ciências e Tecnologias Quânticas. A SBQ havia conseguido apoio também para celebrar o Ano Internacional da Química (2011) e o Ano Internacional da Tabela Periódica (2019).
Este ano comemorativo das ciências quânticas foi escolhido pela ONU para marcar os 100 anos da formulação da Mecânica Matricial pelo físico Werner Heisenberg, pedra fundamental da mecânica quântica, considerada a primeira obra consistente a explicar os fenômenos que acontecem em níveis subatômicos.
|
Professor Alfredo Mateus (Coltec/UFMG): "Além dos experimentos ligados às ciências quânticas, vamos também chamar atenção para a chamada picaretagem quântica"
|
"Essa parte oriunda da física quântica tem inúmeras aplicações no nosso dia-a-dia, mas a população não percebe porque é muito distante da nossa realidade", afirma a Professora Claudia Rezende (UFRJ), vice-presidenta da SBQ. Entre as aplicações mais comuns das ciências quânticas estão as lâmpadas led, alguns semicondutores que compõem computadores e smartphones, exames de ressonância nuclear magnética…
A professora Claudia assinala que essas promissoras tecnologias quânticas continuarão a moldar o século XXI, abrindo novas fronteiras na computação, cibersegurança e comunicações. "O Ano Internacional das Ciências e Tecnologias Quânticas será uma oportunidade única para envolver o público, especialmente os jovens, mostrando como a quântica está cada vez mais presente em suas vidas e como essa ciência está impulsionando o futuro."
Desafios futuros em áreas quânticas de interface com a química incluem Laser, leds, relógios atômicos, sistemas de comunicação, computação quântica, criptografia quântica e segurança da informação.
Nesse contexto, o SBQ na Escola, terá este ano a mostra "Química, Quântica e Sociedade", que irá trazer experimentos e recursos didáticos seguindo o tema do Ano Internacional das Ciências e Tecnologias Quânticas. "Ela se soma ao que temos no ano na atividade, que são algumas divisões da SBQ apresentando experimentos sobre diversos temas", declara o Professor Alfredo Mateus (Coltec/UFMG), idealizador do SBQ na Escola.
"Nas mesas com foco em ideias e aplicações relacionadas à Química Quântica, mostraremos espectros atômicos, fenômenos como a fluorescência e a fosforescência e daremos destaque a tecnologias como os LEDs e os painéis fotovoltaicos", conta o Professor. "Em outra mesa mostraremos como a Quântica pode ser aplicada na Química na modelagem molecular em computadores. Também falaremos sobre como as ideias ligadas à Quântica podem ser distorcidas e aplicadas de maneira enganosa, chamando a atenção para a chamada 'picaretagem quântica'".
O SBQ na Escola acontecerá nos dias 9 e 10, nos períodos da manhã e da tarde, e a previsão é de que 400 estudantes participem das atividades.
O Ano Internacional das Ciências e Tecnologias Quânticas também terá uma sessão temática na 48a RASBQ, coordenada pela professora Claudia Rezende e pelo professor Helio Duarte (UFMG). Os convidados são o físico Luiz Davidovich (UFRJ), ex-presidente da Academia Brasileira de Ciências, a química Elizete Ventura do Monte, docente da UFPB, e o químico Willian Ricardo Rocha, professor da UFMG.
"Essa sessão terá mais o caráter de uma divulgação científica avançada do que de uma sessão puramente técnica. Vamos tentar trazer para o público a importância das ciências e tecnologias quânticas, falando de passado, presente e futuro", explica a professora Claudia.
Texto: Mario Henrique Viana (Assessoria de Imprensa da SBQ)
|