DESTAQUE
Anúncio das ganhadoras do Prêmio "Mulheres Brasileiras em Química" 2025
Estamos felizes em anunciar as ganhadoras da oitava edição do Prêmio "Mulheres Brasileiras em Química", uma iniciativa conjunta da American Chemical Society (ACS) e da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Este Prêmio reconhece o impacto e as conquistas marcantes de mulheres cientistas no Brasil que têm contribuído significativamente para as ciências químicas.
Junte-se a nós para parabenizar as ganhadoras da edição 2025:
Líder Emergente em Química e Ciências Relacionadas
Profa. Dra. Denise Brentan da Silva
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Reconhecida por sua pesquisa inovadora e por demonstrar uma liderança promissora ainda nos primeiros estágios de sua carreira.
|
Denise é Professora Adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Sua pesquisa é focada na área de química de produtos naturais, com ênfase em metabolômica e uso da espectrometria de massas visando a investigação de substâncias químicas derivadas de plantas e micro-organismos nativos do Cerrado e do Pantanal, dois biomas brasileiros muito diversos. Além disso, ela é também co-fundadora da Arandu Biotecnologia, uma start-up dedicada ao desenvolvimento sustentável de produtos naturais. Em reconhecimento às suas contribuições científicas, foi agraciada com o Prêmio Prof. Otto Richard Gottlieb da Sociedade Brasileira de Química, em reconhecimento ao seu talento destacado na área de química de produtos naturais enquanto jovem cientista.
Liderança na Academia
Profa. Dra. Arlene Gonçalves Corrêa
Universidade Federal de São Carlos
Premiada por seu impacto enquanto líder e mentora acadêmica e dedicação em promover o progresso do ensino e da pesquisa em Química.
|
Arlene é Professora Titular na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Diretora no Centro de Excelência para Pesquisa em Química Sustentável (CERSusChem). Os interesses de pesquisa do Professor Corrêa abrangem a síntese de produtos naturais bioativos e seus análogos, utilizando tecnologias de química verde para tal. Seu trabalho se extende para para as áreas de ecologia química e química medicinal. Ela já recebeu diversas premiações científicas, incluindo o Prêmio BMOS em 2024. A Profa. Corrêa é também Fellow da Royal Society of Chemistry.
Liderança na Indústria
Dra. Fernanda de Oliveira Barreto Costa
Indorama Ventures
Celebrada por sua liderança exemplar e contribuições para a indústria química no Brasil. Este prêmio destaca o papel vital de mulheres na formação do futuro da química e servem como uma inspiração para a próxima geração de cientistas.
|
Fernanda possui graduação em Engenharia Química e doutorado em Biotecnologia de Plantas. Ela liderou diversas iniciativas em P&D para corporações, como a Oxiteno (posteriormente adquirida pela Indorama Ventures) e Syensqo. Suas atividades profissionais são voltadas para o desenvolvimento de tecnologias patenteáveis e novos produtos em agricultura sustentável e surfactantes. Em 2024, ela retornou à Indorama como "R&D Manager for Crop Solutions", buscando fomentar colaborações e liderar equipes em pesquisa e inovação. Ela se dedica ao treinamento e à comunicação dos efeitos de surfatantes e adjuvantes em todo o mundo, transformando a aplicação de produtos no campo para aumentar a eficiência agrária e a sustentabilidade. Sua liderança se estende a iniciativas de diversidade e inclusão, mentoria e intercâmbios globais.
As vencedoras serão premiadas durante o Simpósio do Núcleo Mulheres SBQ, que acontecerá na 48ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, no dia 10 de junho de 2025, na cidade de Campinas, SP, Brasil. Como parte da programação do simpósio, as vencedoras apresentarão suas contribuições para a ciência no Brasil.
Para saber mais sobre essa premiação, visite a página do Prêmio ACS-SBQ "Mulheres Brasileiras em Química".
|