Topo Boletim Eletrônico da SBQ
   Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba o Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home | SBQ

Boletim Eletrônico Nº 1653 - 05/06/2025




ONDE ELAS ESTÃO?

Coluna "Onde elas estão?" para o Boletim da Sociedade Brasileira de Química


Uma iniciativa do Núcleo Mulheres SBQ

Onde estão as mulheres cientistas no Brasil? Essa pergunta é frequente e sim, precisamos nos conhecer mais e promover maior divulgação das cientistas brasileiras que temos. Assim, o Núcleo Mulheres SBQ criou a "Onde elas estão?", uma coluna quinzenal no Boletim da SBQ. O objetivo é criar um espaço de destaque que apresente uma mulher cientista, sócia da SBQ, no formato "bate e volta" (sucinto). Esperamos criar um portfólio de vários perfis das cientistas brasileiras.

Conheça a Isakelly Pereira Marques, professora, pesquisadora e Chefe do Departamento de Química Orgânica da Universidade Federal Fluminense (UFF). Formada em Farmácia Industrial pela UFF, com mestrado e doutorado em Química Orgânica pela mesma instituição, além de pós-doutorado em colaboração com a Petrobras. Atua na área de Química Sustentável, desenvolvendo processos para transformar resíduos em biocombustíveis. Apaixonada por ensinar, dedica-se a formar novos cientistas comprometidos com inovação e sustentabilidade.


Nome: Isakelly Pereira Marques

Idade: 47

Quanto tempo que é professora/cientista contratada na universidade: 16 anos

Onde faz ciência: Síntese Orgânica e Conversão de Biomassas / UFF Nome do grupo/laboratório e instituição

Um(a) cientista: Marie Curie

Uma molécula/reação: Fragmentação de alcaloides em espectrometria de massas

Maior conquista na carreira até o momento: Me tornar pesquisadora na UFF como professora 40h DE, realizando ensino, pesquisa e extensão.

Maior desafio na carreira: Assumir a chefia do Departamento de Química Orgânica da UFF com responsabilidade e liderança.

Onde quer chegar: Crescer profissionalmente contribuindo para a formação dos alunos e o desenvolvimento da universidade.

O que não pode faltar no laboratório: Alunos engajados, curiosos e dedicados à construção do conhecimento científico.

Congresso que mais frequenta: RASBQ

Nas horas vagas ...: Aproveito os momentos com Marie, Maddie e amigos para relaxar e renovar a mente.

Uma leitura recomendada (artigo/livro ou afim): “Mass Spectrometry: Principles and Applications”, de de Hoffmann e Stroobant, guia essencial e inspirador.

Relação com a SBQ: Frequento a RASBQ desde a iniciação científica e considero fundamental para minha formação acadêmica.

Uma frase: “Nada na vida deve ser temido, apenas compreendido. Agora é hora de compreender mais, para temer menos.” Marie Curie


Fonte: Núcleo Mulheres SBQ



Contador de visitas

     

SBQ: Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - Bloco 3 superior, sala 371 - CEP 05508-000 - Cidade Universitária - São Paulo, Brasil | Fone: +55 (11) 3032-2299